Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-12-2021
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2021

    SECÇÃO: Crónicas


    foto

    “Nascida na cisterna uma frondosa árvore qual mastro da nau Catrineta”

    A viagem de comboio era a perfeita. Tinha como final o destino. Admirando a paisagem ao longo do percurso, mal dei pelo passar do tempo . Estava em Vila Nova de Cerveira, conhecida pela vila das artes. Percorrido o percurso ribeirinho e as visitas ao Castelo, Igreja Matriz e à casa Verde, tinha chegado a hora de reconfortar o estômago.

    Findo o repasto, pensei visitar o Cervo. Nada como uma caminhada. Encontrar o trilho foi o mais fácil. O percurso serra acima já foi outra história. As pernas tinham-se tornado preguiçosas ou tinha exagerado nos comes e bebes do almoço. Por fim lá cheguei.

    O cervo com os olhos postos em Espanha e sobre o rio Minho. Os meus viraram-se para a foz do rio e para a ilha da Boega com o formato curioso de um coração. Como os ponteiros do relógio não param, estava na hora de retornar à vila. Agora optaria pelo percurso ao longo da estrada e esta levou-me ao Miradouro Porta do Céu.

    foto
    Percorridos mais uns quilómetros deparo com uma placa informativa “Forte da Atalaia”. Surpreso e curioso percorro um caminho de terra batida por entre um eucaliptal. As pedras da muralha primitiva afloram da terra e espreitam por entre a vegetação. Transponho a suposta ponte sobre o fosso e os meus olhos espantam-se. Ali estava o forte ou fortim de forma circular, camuflado pela vegetação. Uma só porta e no seu interior, nascida na cisterna uma frondosa árvore qual mastro da nau Catrineta. Aparece referenciado em cartas datadas do séc. XVIII, mandado construir ao mesmo tempo do Forte de Lovelhe a fim de cobrir a progressão inimiga que conseguisse passar pelas fortalezas junto ao rio Minho. Inserido em propriedade privada e passados 40 anos do pedido de classificação como Imóvel de Interesse Público lá obteve o parecer favorável do Ministério da Cultura. “Quarenta Anos!”. Triste e magoado também o abandonei à sua sorte.

    Pelo restante percurso ainda presenciei outro fenómeno do Entroncamento. De uma bica de água cristalina, depositada num tanque e deste jorrava para a via pública água tingida de azul. Pensei no milagre do vinho, ou seria mais um feito extraordinário do Porto. Mas não. Era o zelo de uns pintores a lavarem um par de trinchas e dos recipientes onde a mesma esteve armazenada. Não vale a pena. Não temos emenda.

    Na nossa cidade não temos património imobiliário tão remoto. Também não precisamos de aguardar os tais anos. Foi inaugurado mais um jardim parque junto ao Ecocentro, assim o saibamos preservar.

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico (avozdeermesinde@gmail.com) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico (avozdeermesinde@gmail.com) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Por: Manuel Fernandes

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.