Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2021

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    MIBE – Mês Internacional da Biblioteca Escolar

    foto
    Potenciar a competência leitora é uma preocupação presente no quotidiano dos serviços das Bibliotecas Escolares. Ler melhora a capacidade de comunicar; estimula o pensamento crítico e a criatividade. Por isso torna-se fundamental incutir o hábito da leitura nas crianças desde a mais tenra idade.

    É com este intuito que a Biblioteca Escolar do Agrupamentos de Escolas de São Lourenço se associa anualmente à iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares para comemorar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Deste modo desenvolveram-se um conjunto de iniciativas das quais se destacam as visitas à Biblioteca Municipal de Valongo proporcionadas a todos os alunos do 4.º ano tendo estas decorrido com bastante entusiasmo e excelente participação dos alunos.

    Foram também realizadas várias sessões de formação de utilizadores destinadas a todos os alunos do 1.º ano, no sentido de estes começarem a ser utilizadores conscientes, desfrutando de todos os recursos e serviços que a biblioteca proporciona. Estas sessões foram alargadas às crianças do jardim-de-infância e encontram-se ainda a decorrer nas várias escolas do nosso agrupamento.

    foto
    Proporcionou-se ainda a vinda de um escritor às escolas, uma experiência que suscita grande curiosidade. Saber como surge a história, quem criou as ilustrações, como se faz a sua impressão, são aspetos que provocam maior aproximação dos alunos aos livros. Por isso, a presença da escritora Antónia Cardoso nos jardins-de-infância foi repleta de entusiasmo e animação. Relativamente aos 2.º e 3.º anos, contou-se com a presença do escritor João Manuel Ribeiro que nos veio falar de poesia.

    A “Leitura Fora de Portas” é mais uma iniciativa que visa promover a literatura através da leitura gravada em Podcast e conta com a participação de alguns alunos do 8.º ano e todas as turmas do 3.º ano de escolaridade. Nestas os alunos leem textos da sua autoria ou de escritores consagrados. As gravações podem ser ouvidas mensalmente no Facebook Biblioteca dinâmica Escolar.

    Finalmente encontram-se a decorrer as sessões de formação de utilizadores – “Passos para realizar um trabalho de pesquisa”, destinadas ao 7.º ano de escolaridade. Nestas são abordadas temáticas alusivas às Fake News, direitos autorais, licenças Creative Commons, entre outras, com o objetivo de preparar os nossos alunos para o uso responsável do digital e a utilização dos melhores recursos educativos nos seus trabalhos de pesquisa.

    Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de São Lourenço

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].