Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2021

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    foto

    USE visita a Casa-Museu António Teixeira Lopes

    Promovida pela Universidade Sénior de Ermesinde (USE) a visita à Casa-Museu António Teixeira Lopes concretizou-se no passado dia 10 de novembro. Após o interregno do confinamento pela pandemia Covid-19, pudemos retomar as visitas de estudo culturais aos edifícios públicos. Através da disciplina de Sociedade e Cidadania, e com a orientação da Profª. Ilda Pinheiro, efetuou-se uma visita de estudo à Casa Museu António Teixeira Lopes em Vila Nova de Gaia. Este ano o grupo de 15 participantes deslocou-se de comboio e metro para a Casa-Museu.

    António Teixeira Lopes era filho do também escultor José Joaquim Teixeira Lopes e de Raquel Pereira de Meireles, tendo nascido em 27 de outubro de 1866 em Vila Nova de Gaia.

    Fez parte da Maçonaria, tendo sido iniciado em 1898 na Loja Ave Labor do Grande Oriente Lusitano Unido, com o nome simbólico de Rude.

    Participou na Exposição Universal de Paris, no ano de 1900, tendo obtido um “Grand Prix” e a condecoração de Cavaleiro da Legião de Honra. Esse sucesso consolidou a sua posição e, em 1901, assumiu o lugar de professor de escultura da Academia Portuense de Belas-Artes, que manteve até 1936 (ano da sua jubilação).

    A Casa-Museu Teixeira Lopes é tutelada pela Câmara Municipal de Gaia, de vocação temática na área das artes plásticas e cujo acervo compreende as obras dos escultores António Teixeira Lopes e Diogo de Macedo, e as coleções por eles reunidas. A casa é composta por duas unidades complementares:

    foto
    - A casa que foi de Teixeira Lopes e se mantém musealizada, de acordo com a tipologia de Casa-Museu, e as Galerias Diogo de Macedo, em edifício anexo, de construção mais recente, inauguradas em 1975, no decorrer da doação de grande parte da obra e coleção deste artista, à Câmara Municipal de Gaia.

    - Edifício de estilo neoclássico, construído em 1895, com projeto do seu irmão, arquiteto José Teixeira Lopes que também colaborou em muitos dos seus trabalhos de escultura. A casa de habitação no piso superior e também o seu atelier, no piso térreo, na Rua do Marquês de Sá da Bandeira, em Vila Nova de Gaia, onde se preserva uma parte significativa da sua obra, coleção importante de esculturas de bronze, mármore e maquetas de gesso da sua autoria.

    Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis pelo seu património material ou imaterial, sendo o principal lema de António Teixeira Lopes “ter as portas abertas” e mostrar gratuitamente o seu espólio aos visitantes.

    Joaquim Almeida

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].