Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2021

    SECÇÃO: Local


    Faleceu o Professor Fernando Queirós

    foto
    Fernando Almiro Marques de Queirós, de seu nome completo, faleceu no passado dia 19 de novembro de 2021, com 89 anos. Havia nascido em Abragão (Penafiel) no dia 19 de junho de 1932. Em Ermesinde, onde viveu a maior parte da sua vida e onde tem muitos familiares, foi celebrada, pelo Cónego Peixoto, com a presença de um Diácono vindo da Paróquia de Abragão, Missa de Corpo Presente na sua Igreja Matriz, no dia 20 de novembro de 2021, pelas 14h30, de onde o funeral seguiu para o Cemitério da sua terra natal, Abragão. Aí, por volta das 16h15m, tiveram lugar as últimas exéquias fúnebres. No dia 24 de novembro foi celebrada na Igreja Paroquial de Ermesinde, Missa do 7.º Dia.

    Apraz-nos, no entanto, deixar aqui uma breve síntese biográfica do falecido. Fernando Queirós passou a residir em Ermesinde, com apenas 8 anos. Em 1952 concluiu o Curso do Magistério Primário, tendo exercido funções docentes, como professor do ensino primário durante 10 anos. Viria a casar com a professora Júlia Queirós de quem teve cinco filhos. Já na década de 1960 concluiria o estágio para professor adjunto do Ensino Técnico, tendo efetuado o Exame de Estado para Professor Adjunto, vindo a lecionar nas Escolas Industrial e Comercial de Águeda, Industrial e Comercial de Guimarães, Escola Industrial de Ovar e a partir de 1968, na Escola Preparatória de Ermesinde como professor do quadro de nomeação definitiva, até agosto de 1992, altura em que se aposentou com 40 anos de serviço.

    Na Escola de S. Lourenço de Ermesinde que ajudou a criar e que tantos anos serviu, com extraordinária dedicação, desde o primeiro ano letivo em que funcionou, exerceu diversos cargos pedagógicos e de direção, nomeadamente, o de subdiretor da Escola, de 1970 a 1974, o de Vogal do Conselho Diretivo, de 1974 a 1975 e o de Presidente da Comissão Provisória, de setembro a novembro de 1983. Durante mais de dez anos exerceu, também, as funções de Professor e de Diretor Pedagógico do Externato de Santa Joana em Ermesinde.

    O percurso de empenho e de entrega à docência foi reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Rotary Club de Ermesinde. O primeiro louvou-o através do Secretário de Estado dos Ensino Básico e Secundário, Joaquim Moreira de Azevedo, em 17 de fevereiro de 1993, “pela sua dedicação à causa da educação”; e o segundo, homenageou-o, no dia 22 de outubro de 2012, quando era presidido por Augusta Moura, pelo seu percurso profissional, que “marcou muitos jovens desta terra”.

    A Voz de Ermesinde apresenta a toda a estimada família Queirós sentidos pêsames.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].