Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2021

    SECÇÃO: Destaque


    Ministro do Ambiente inaugura sede da Associação de Municípios, Corredor do Rio Leça

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    A sede da Associação de Municípios, Corredor do Rio Leça, localizada nas instalações do Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio, foi inaugurada no dia 13 de novembro, com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

    A Associação de Municípios, Corredor do Rio Leça tem como objetivos «a recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre».

    Além do Ministro do Ambiente, esta cerimónia contou com a presença dos titulares dos órgãos sociais da associação, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, atual presidente do Conselho Executivo da Associação que é composta pelos Municípios de Santo Tirso, Maia, Matosinhos e Valongo.

    foto
    A autarquia de Valongo deu conta de que «após o ato de descerramento da placa inaugurativa da Corredor do Rio Leça, foi apresentado o Projeto de Recuperação do Rio Leça pelo Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, e pelo Secretário Executivo da Corredor do Rio Leça, Artur Branco».

    Acrescentou ainda a mesma fonte que «durante a cerimónia foi também assinado o Protocolo de Cooperação Técnica entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Corredor do Rio Leça, tendo em vista a candidatura ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) para a realização da “Intervenção de Reabilitação e Valorização das Margens do Rio Leça e principais afluentes”, no valor de 4 milhões de euros».

    «O ato terminou com uma visita à intervenção de reabilitação do Rio Leça, no Parque das Varas. A Associação de Municípios, Corredor do Rio Leça, é a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio, dedicando-se à gestão, execução e manutenção do plano estratégico de recuperação do Rio Leça», referiu ainda a Câmara de Valongo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].