Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2021

    SECÇÃO: Destaque


    Nova esquadra da PSP de Valongo foi inaugurada pelo Ministro da Administração Interna

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A nova esquadra da PSP de Valongo foi oficialmente inaugurada no passado dia 24 de novembro. O ato inaugural foi presidido pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Na sua alocução o governante frisou que esta obra que se estava a colocar ali ao serviço da comunidade resultou de um investimento de cerca de 850.000 euros, ressalvando que a parceria com o Município de Valongo foi fundamental para concretização desta nova esquadra. Alargando o seu discurso para o âmbito nacional, o ministro lembrou os indicadores que apontam Portugal como o quarto país mais seguro do Mundo, facto que na sua voz se deve muito ao esforço dos homens e mulheres que compõem as nossas forças de segurança. «Esta valoração de Portugal como um país seguro é decisivo para o turismo, para os investidores e decisivo para quem quiser estudar no nosso país», salientou o governante, que deu conta de que mesmo num contexto de pandemia os indicadores de criminalidade geral e violenta voltaram a diminuir no nosso país. «Nos últimos quatro anos há uma tendência de descida quer da criminalidade geral quer da criminalidade violenta e grave. Em 2021 os dados, até final de outubro, indicam uma redução a nível nacional da criminalidade violenta e grave na ordem dos 9 por cento». A terminar, Eduardo Cabrita desejou bom trabalho àqueles que na PSP trabalharam em condições precárias durante muito tempo, mas que a partir de agora terão melhores condições para continuar a servir bem a população.

    foto
    Antes disso, o ministro havia recordado que além de ceder o imóvel, a autarquia valonguense executou as obras de adaptação do edifício, que passou assim a ter as condições funcionais e operacionais adequadas ao cumprimento da missão pública desta força de segurança.

    Para o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, aquele era por isso um dia feliz. Lembrou que ao longo de 30 anos a PSP de Valongo esteve instalada em instalações desadequadas, «mas foi o que havia. A verdade é que demorou 30 anos a conseguir encontrar uma solução. E encontrámos. Não temos dúvidas de que a PSP fica agora melhor instalada, com mais dignidade», disse o edil.

    ESQUADRA DE ERMESINDE NÃO VAI ENCERRAR

    foto
    Sublinhou ainda que sempre que solicitado pela autarquia o ministro da Administração Interna tem ajudado a resolver os problemas de Valongo, não só este processo da esquadra da sede do concelho, como também recentemente a propósito da possibilidade do fecho da esquadra da PSP de Ermesinde. Sobre este assunto, lembrou José Manuel Ribeiro, o governante foi pronto a responder com clareza ao dizer que não está previsto o encerramento da esquadra ermesindense.

    O presidente da Câmara deu ainda conta de que está em estudo um sistema de videovigilância nas ruas de Valongo e de Ermesinde. «Pedimos a colaboração da PSP e registamos uma abertura total para iniciarmos o processo de estudo e de preparação de instalação de um sistema de videovigilância aqui nas ruas, nas zonas mais adequadas. Estamos num concelho onde, segundo as estatísticas oficiais, a criminalidade está a diminuir. Mas se perguntarmos às pessoas sobre a perceção da segurança provavelmente dirão que (a criminalidade) estará a aumentar. Esta decisão vai ser inscrita em orçamento e gastaremos o que for necessário, porque de facto é necessário num concelho como este tudo fazer para que as pessoas percebam que vivemos num país seguro. Portanto, se este esforço que vamos fazer puder ajudar os nossos concidadãos e concidadãs a terem uma perceção de segurança muito mais elevada, ótimo, isto é algo que temos de fazer», disse o autarca.

    foto
    Presente nesta inauguração oficial da nova esquadra esteve igualmente o Diretor Nacional da PSP, o superintendente chefe Constantino Azevedo Ramos. Começou por agradecer ao ministro o esforço constante que este tem tido na modernização da PSP, sendo na sua voz esta nova esquadra de Valongo um exemplo disso. Endereçou ainda um agradecimento a José Manuel Ribeiro pela colaboração com a PSP e em particular no apoio concedido neste projeto. «A partir de hoje os cidadãos residentes neste concelho e todos os que o visitam passam a contar com um novo equipamento que necessariamente potencia uma melhor prestação de serviço público da PSP», disse o Diretor Nacional. Destacou ainda que nestas instalações policiais passam a funcionar os serviços da esquadra de Valongo em permanência 24 horas por dia, todos os dias do ano, «visando a prestação de um melhor serviço público e passando a PSP a dispor de um equipamento que reúne as condições desejáveis para a execução da missão de segurança conferindo uma maior dignidade ao serviço que é desenvolvido pelos polícias».

    A esquadra de Valongo serve aquela freguesia, num total de 23.925 habitantes num território de 21,8 quilómetros quadrados e conta com 42 elementos.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].