Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2021

    SECÇÃO: Últimas


    Maior árvore de Natal do país volta a estar em Ermesinde

    foto
    A maior árvore de Natal do país tem 55 metros de altura e está instalada no Parque Urbano de Ermesinde, concelho de Valongo. A estrutura, cuja iluminação será ligada a partir das 19h30 de sexta-feira, dia 26, supera a altura da árvore aveirense com 50 metros, considerada até então a maior do país.

    Mas os motivos para se deslocar até ao concelho de Valongo não ficam por aqui. Além da árvore gigante a marcar a paisagem de Ermesinde, há também uma bola gigante na Praça Machado dos Santos, em pleno centro valonguense, que se ilumina às 18h30 de sexta-feira 26. Estes são os elementos-chave para encontrar as Aldeias de Natal, ora em Valongo, ora em Ermesinde.

    Também se pode deixar guiar pelas iluminações natalícias, presentes em todas as freguesias do concelho: Alfena, Ermesinde, Campo e Sobrado e Valongo. Toda a iluminação vai começar a brilhar na próxima sexta-feira 26 e a magia do Natal vai fazer-se sentir.

    ALDEIAS NATAL EM VALONGO E ERMESINDE

    Mas a programação natalícia não se fica por aqui. De acordo com a Câmara de Valongo, «à espera dos mais pequenos está a Casa Mágica do Pai Natal e outras personagens como duendes e palhaços, mas há mais. Animação não vai faltar com peças de teatro, música, espetáculos de dança, um carrossel familiar e ainda os ateliês de artes Oficinas de Sonhos. Tudo gratuito.

    Para os mais graúdos, e mesmo a tempo da compra dos presentes, pode contar com os Mercados de Natal, onde é possível visitar e comprar peças únicas dos artesãos locais. Isto passa-se no Largo do Centenário em Valongo, mas também no Parque Urbano de Ermesinde.

    Com tanta coisa para fazer, é natural que surja alguma fome. A boa notícia é que nestes mercados vai encontrar várias casinhas de madeira com especialidades gastronómicas locais, mesmo a tempo do lanche ou jantar».

    IGREJAS ABREM AS PORTAS PARA CONCERTOS DE NATAL

    Como já é habitual, as Igrejas do concelho voltam a abrir as portas para concertos natalícios. Os espetáculos começam na Igreja Matriz de Campo no domingo 5 de janeiro com o coro Génesis. Na semana seguinte, também no domingo, dia 12, é a vez da voz de Sérgio Sousa Martins se fazer ouvir na Igreja Matriz de Sobrado.

    O ciclo fecha no domingo 19, o último antes das festividades, com a atuação da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, acompanhada pela soprano Marina Pacheco. Onde? Na Igreja Matriz de Alfena.

    Mais informações, como horário e restrições relativas à situação pandémica, podem ser consultadas no site e página de Facebook do Município de Valongo. Todos os eventos são gratuitos.

    ARDÓSIA, PRESÉPIOS E BALANÇAS – EXPOSIÇÕES PARA TODOS

    «Se gosta de exposições e museus, esta informação vai ser música para os seus ouvidos. Há duas exposições novas para ver enquadradas nas comemorações natalícias. No Museu Municipal de Valongo está à sua espera a Exposição de Presépios, feita com a colaboração dos alunos da disciplina Artes da Ardósia da Escola Básica Vallis Longus, dos artesãos locais e ainda da valonguense D. Clemência, que doou a sua coleção particular ao Município. De quadros bíblicos a figuras em croché, há de tudo um pouco nesta mostra.

    Tudo isto pode ser admirado gratuitamente a partir de domingo 5 de dezembro e até 7 de janeiro durante o horário normal do museu. Ou seja, de segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos domingos das 10h00 às 13h00 (dias 5, 12 e 19).

    Saindo deste espaço museológico e subindo o Largo do Centenário, chegará à Oficina da Regueifa e do Biscoito, onde encontra a segunda exposição temporária desta quadra. Chama-se “Pão com Peso e Medida” e pretende dar a conhecer as diferentes formas que existiam de pesar e medir o pão.

    É possível ver esta exposição em regime de visita livre dentro do horário normal do museu - todos os dias das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Durante a Aldeia Natal, terá este horário alargado até às 20h00 todas as sextas-feiras, sábados e domingos», diz a autarquia.

    PEDDY PAPER, ATELIÊS DE ARTES E PEÇAS DE TEATRO – IDEIAS PARA OCUPAR OS MIÚDOS

    Há igualmente um vasto leque de atividades para as crianças que estão de férias e não sabem o que fazer. «Leve-os até à Biblioteca Municipal de Valongo, onde vão acontecer muitas atividades pensadas para eles. Fazer postais de Natal e marcadores de livros são as propostas das Oficinas de Natal, ateliês de artes plásticas onde os mais pequenos têm oportunidade de dar asas à imaginação.

    Se tem em casa um artista, esta atividade pode ser um bom passatempo. Tome nota na agenda: decorre de 13 a 30 de dezembro.

    Para aspirantes a atores ou atrizes, há outra atividade a considerar. O ateliê “E agora? Musical de Natal, ou talvez não” é promovido pela associação cultural Cabeça no Ar e Pés na Terra a pensar nas crianças até aos 10 anos. Vai acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro.

    Para participar em qualquer uma destas atividades deve inscrever-se, enviando email para [email protected] ou ligando para o 224 219 270.

    E que tal participar num Peddy Paper? Organizado pela Oficina da Regueifa e do Biscoito, o desafio é responder a um questionário procurando as respostas em padarias, biscoitarias e outros edifícios históricos da cidade. Tudo isto no dia 11 de dezembro das 15h00 às 16h30. A atividade é gratuita e há prémio para os três vencedores. Mais informações através do 222 400 014.

    Com uma oferta tão vasta, não deixe de visitar Valongo na quadra natalícia. Para mais informação sobre todas estas atividades, consulte a página de Facebook “Município de Valongo” ou o site oficial da Câmara Municipal em cm-valongo.pt. Feliz Natal!», informa a Câmara.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].