Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2021

    SECÇÃO: Educação


    ENTREVISTA

    Formando do Cenfim de Ermesinde ganha Campeonato Europeu de Profissões

    João Teixeira, jovem formando do Cenfim - Núcleo de Ermesinde ficou em 1.° lugar na profissão “Mechanical Engineering CAD” no Campeonato Europeu de Profissões. Não são só os títulos de futebol ou de outro desporto qualquer que podem levar longe o nome de uma pessoa, de uma instituição, de uma terra ou de um país, neste caso foi a competência profissional.

    E quem a demonstrou e evidenciou ao mais alto nível europeu foi o jovem formando do Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica – Núcleo de Ermesinde, João Teixeira. Depois de vencidos os desafios dentro do país, coube-lhe representar Portugal, na Áustria, alcançando o título de Campeão Europeu e “Best of the Nation”, seguindo agora para o Mundial, na China.

    Este jovem de 20 anos, com raízes em Castelo de Paiva e há alguns anos a frequentar o Cenfim de Ermesinde, foi, como já vimos, Medalha de Ouro na profissão “Mechanical Engineering CAD” mas, além disso, foi distinguido como “Best of the Nation”, por ter tido o melhor resultado entre os concorrentes da comitiva portuguesa. Ficou surpreso, mas já está de olhos postos no Mundial, que há de acontecer em Xangai, em 2022. A sua foi a única medalha de ouro conseguida por Portugal, que apresentoudezoito participantes, tendo chegado ao pódio também Benedita Rua, da Escola de Hotelaria e Turismo de Douro-Lamego, que conseguiu a Medalha de Prata na profissão de Serviço de Mesa/Bar; e Beatriz Julião e Niuka Oliveira, do MODATEX Lisboa e Porto, que obtiveram a Medalha de Bronze na profissão de Tecnologias da Moda. Os portugueses presentes conquistaram ainda seis medalhas de excelência o que demonstra o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido no ensino profissional.

    foto
    “A Voz de Ermesinde” que já tem noticiado os feitos de João Teixeira resolveu colocar-lhe algumas questões para que os nossos leitores fiquem a conhecer melhor este campeão, que também é “ermesindense”, pois tem sido aqui que vem aprendendo e desenvolvendo as suas aptidões de excelência profissional.

    A Voz de Ermesinde (AVE) – João, podes apresentar-te aos nossos leitores, dizendo o teu nome, local e data de nascimento e o percurso escolar até agora (escolas que frequentaste).

    João Teixeira (JT) – O meu nome completo é João Paulo da Gama Fernandes Ramalheira Teixeira e nasci no Porto no dia 26 de janeiro de 2001. Frequentei o ensino primário na Escola Primária de Pereire, em Santa Maria de Sardoura, em Castelo de Paiva. Depois, frequentei o 2.° e 3.° ciclos na Escola Básica e Secundária de Castelo de Paiva.

    AVE– O que te levou a ingressar no ensino profissional em vez do ensino regular?

    JT – Cheguei a entrar no ensino regular, no curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Castelo de Paiva, mas não estando satisfeito com esse tipo de ensino regular e vendo os anos a passar e a pressão de escolher um futuro a aumentar, optei por uma via mais prática e técnica – o ensino profissional, tendo em vista no entanto a possibilidade, nunca descartada, de vir a frequentar o ensino superior.

    AVE– Quando começaste o ensino profissional? O que mais te agrada neste tipo de ensino?

    JT – Comecei o ensino profissional no ano de 2018, aqui no CENFIM Ermesinde. O que me agradou mais neste tipo de ensino foi o facto de se tratar de um ensino prático a par do teórico, e, mais em específico, no CENFIM de Ermesinde o que me cativou foi a relação que existe entre formandos e docentes de formação.

    AVE– E porquê o Cenfim de Ermesinde?

    JT – Escolhi o CENFIM de Ermesinde pela razão há pouco apontada e porque este núcleo consegue oferecer excelentes condições de formação, com material sempre disponível para se poder praticar, nomeadamente impressão 3D, scanners 3D, controlo dimensional.

    AVE– Alguma vez te passou pela cabeça poderes enveredar por esta rede de concursos, que te levou ao pódio a nível nacional e europeu?

    JT – Não. Conheci esta realidade de concursos no CENFIM de Ermesinde, e desde aí trabalhei sempre focado e muito empenhado para um dia ser capaz de poder vir a representar Portugal nas competições internacionais, como viria a acontecer.

    AVE– Como te sentiste ao ganhares a Medalha de Ouro na profissão “Mechanical Engineering CAD”?

    JT – Vivenciei um sentimento indescritível, um misto enorme de emoções surgiu quando ouvi chamarem por Portugal na entrega das medalhas e, depois, o prémio de Best ofthe Nation foi a cereja no topo do bolo.

    AVE– Acreditas que para o ano (2022), podes ter hipótese de ganhar o mundial?

    JT – Fui para o Campeonato Europeu com a intenção de fazer o meu melhor, acabei por conseguir conquistar a medalha de ouro, mesmo contra todas as hipóteses, visto que estava a competir com outros concorrentes de grandes potências europeias e com altíssima experiência em campeonatos. Para o Campeonato do Mundo a fasquia ainda é mais elevada, não consigo prever resultados, mas o que posso dizer é que vou trabalhar para chegar a Xangai e conseguir fazer o meu melhor, ao mais alto nível.

    AVE – Qual tem sido o segredo do teu sucesso?

    JT – O segredo passa por dedicação, foco e determinação em alcançar um objetivo. Apareceu-me esta oportunidade na vida e decidi aproveitá-la ao máximo e trabalhar para atingir os objetivos traçados.

    AVE– Qual é o teu objetivo, quanto ao teu futuro profissional?

    JT – A nível profissional neste momento o meu objetivo passa por prosseguir os estudos. Neste momento encontro-me a realizar um CET (nível 5), uma formação pós-secundária no CENFIM de Ermesinde, e depois seguirei para o Ensino Superior para o curso de Engenharia Mecânica.

    (...)

    foto

    leia esta entrevista na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].