Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2021

    SECÇÃO: Local


    Câmara de Valongo atribuiu Medalha de Mérito à empresa PEPE - JATO por perpetuar o brinquedo tradicional

    Aproveitando a realização da Festa do Brinquedo, que se realizou em Alfena entre os passados dias 1 e 3 de outubro, a Câmara Municipal de Valongo entregou a Medalha de Mérito à empresa alfenense PEPE - JATO por perpetuar o legado deixado por José Augusto Júnior, artesão autor do primeiro brinquedo tradicional português, criado em 1921 sob a marca “JAJ”.« A dedicação, o empenho e o trabalho desenvolvido pela empresa em torno da preservação e promoção do brinquedo tradicional é motivo de orgulho e prestígio para o concelho de Valongo», destacou a autarquia, informando ainda que «este ano comemora-se um marco muito importante na história do brinquedo tradicional em Portugal. Essa história tem início em 1921, em Alfena, quando se inicia a produção dos primeiros brinquedos tradicionais de que há memória no país».

    Foto CMV
    Foto CMV
    A medalha foi entregue pelo presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, no dia 2 de outubro ao empresário Júlio Penela, descendente de José Augusto Júnior, que continua a produzir em Alfena os brinquedos da marca PEPE – JATO.

    O então presidente da Junta de Alfena, Arnaldo Soares, interveio também nesta cerimónia realizada no âmbito da Festa do Brinquedo, que voltou a acontecer num formato reduzido, mas já com público, algo que não foi possível no ano passado, em que a iniciativa foi assinalada de forma simbólica. «A Festa do Brinquedo já é uma marca. Tornem-se porta-vozes do brinquedo. É muito importante continuar este trabalho de dar continuidade e visibilidade à nossa história», exortou José Manuel Ribeiro, frisando que «o brinquedo tem o poder de juntar gerações».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].