Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2021

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Universidade Sénior de Ermesinde volta à atividade

    Fotos USE
    Fotos USE
    Depois de um longo período de quase inatividade por causa da pandemia, a Universidade Sénior de Ermesinde (USE), uma das mais importantes valências da Agorárte – Associação Cultural e Artística, volta à atividade em pleno.

    Podemos até informar que já começou em setembro, com a participação na Semana Europeia do Desporto, a que se reporta a notícia e fotos que se seguem.

    No âmbito da 7.ª edição da Semana Europeia do Desporto, por convite do Instituto Português do Desporto e Juventude a RUTIS- Rede de Universidades Seniores, realizaram-se as “II Caminhadas das Universidades Seniores”. As US’s organizaram a sua caminhada nesse dia, convertendo-se numa boa oportunidade para o recomeço do ano letivo a nível nacional de uma forma saudável e segura, entre as quais a USE - Universidade Sénior de Ermesinde, da AGORÁRTE, também aderiu.

    foto
    Esta caminhada, na USE foi organizada pelo ERMES – Grupo de Pedestrianismo de Ermesinde (uma das valências da AGORÁRTE).

    O Programa foi o seguinte: 9h00 - saída da sede da Agorárte, Rua Eng.º Armando Magalhães - passagem inferior da CP lojas 10 e 11. Deslocação até Igreja Santa Rita, seguindo pela Palmilheira, Pícua, Igreja da Senhora do Ó, Parque dos Moutidos, Mirante – Quinta da Consolata e sede da Agorárte, próximo do meio dia 12h00. No fim da caminhada os participantes juntaram-se em confraternização numa tasquinha da cidade.

    O percurso teve cerca de 10km, de dificuldade baixa, por estradas e caminhos urbanos de Ermesinde e Águas Santas e participaram 26 pessoas.

    foto
    Antes da caminhada foram entregues os Kits e esteve presente o Diretor Regional do Norte do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) que fez entrega de um Kit Desporto Sénior, como oferta à Universidade ermesindense, com diverso material desportivo, para ser utilizado nas aulas de ginástica. Na ocasião a Direção da Agorárte esteve representada por alguns dos seus elementos, nomeadamente a Secretária, Celeste Campeão e a vogal Elisabete Castro que abordaram o significado e a importância da comemoração do Dia do Desporto Sénior e o empenho da RUTIS em dinamizar as diferentes Universidades Seniores associadas para esta comemoração.

    Com tempo ameno 23º-14º, vento fraco, céu sem nuvens e solarengo, os 24 participantes percorreram cerca de 10km sem grandes declives e com relativa facilidade, desfrutando de paisagem urbana entrelaçada com amplos espaços rústicos em que hortas, campos de milho, pequenas matas, muros e casas rústicas e construções mais modernas se alternavam com caminhos ancestrais a par de autoestradas A3 e A4.

    Ficou o registo de continuar com a prática das caminhadas e a vontade de reiniciar as atividades da Universidade Sénior de Ermesinde.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].