Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2021

    SECÇÃO: Local


    “Vizinhos de Ermesinde” formam-se em movimento em prol da nossa comunidade e da cidade

    foto
    Como cidadãos temos o direito e o dever de ajudar a nossa comunidade e a nossa cidade! Foi um pouco imbuído nesse espírito que foi criado neste mês de outubro o grupo/movimento cívico “Vizinhos de Ermesinde”. De acordo com este grupo, «no dia 7 de outubro 2021 foi lançado um desafio aos ermesindenses para que se unissem em prol da sua comunidade e da sua cidade!». O desafio foi lançado por Cláudia Moita, atual presidente da Associação de Pais da Escola Básica dos Montes da Costa, atual presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de São Lourenço e representante das Associações de Pais de Valongo na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

    Segundo Cláudia Moita, «a nossa cidade precisa de cuidado, pois há problemas e necessidades que nem sempre têm a devida atenção. Alguns problemas estão relacionados com as condições das escolas, conservação de ruas, passeios e mobiliário urbano, falta de limpeza urbana, carências de serviços e comércio de proximidade e até à perda do sentido de vizinhança e dificuldades de apropriação dos espaços públicos. Acredito fortemente que se não tivermos uma sociedade organizada para exigir do poder público, melhorias na qualidade de vida, não só dos residentes, como também de visitantes, pouco acontece. É importante ajudarmos a nossa cidade a melhorar em vários aspetos. Está na hora de parar de reclamar e começar a ajudar a nossa comunidade e a nossa cidade! Se conseguirmos um grupo unido, bem estruturado e com pessoas interessadas podemos gerar grandes benefícios e garantir os direitos da nossa comunidade. Como cuidadores da cidade seremos cidadãos que terão a função de escutar, identificar os problemas da cidade e tudo fazer para que os mesmos sejam solucionados. Teremos um papel de alerta, mediação e ação, num espírito construtivo. Seremos também animadores da vida da freguesia e facilitadores do reforço da democracia de proximidade».

    Rapidamente vários cidadãos de Ermesinde manifestaram interesse e somente cinco dias depois, o movimento está a poucos dias de marcar uma reunião presencial de forma a reunir com cerca de duas dezenas de vizinhos, que irão compor a comissão instaladora.

    Este movimento que dará origem à Associação de Moradores e Empresários de Ermesinde, até agora intitulado “Vizinhos de Ermesinde”, será a primeira Associação do género em Ermesinde e pretende: Intervir perante os órgãos públicos e exigir melhorias para a nossa comunidade; representar a nossa comunidade oficialmente junto às autoridades, órgãos, empresas e outras entidades; atuar na melhoria dos instrumentos sociais da comunidade como ambiente, saúde, educação, transporte, segurança pública e outros; elaborar e executar projetos e programas para a comunidade; trabalhar para elevar a qualidade de vida de toda a comunidade; organizar atividades de lazer, eventos culturais ou festas para a comunidade.

    O movimento tem já uma página piloto na internet que será desenvolvida à medida que o movimento/associação se forme:

    https://www.vizinhosdeermesinde.pt

    Além de que também já se faz representar nas redes sociais, como “vizinhosdeermesinde”.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].