Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2021

    SECÇÃO: Destaque


    TOMADA DE POSSE DOS NOVOS MEMBROS DA ASSEMBLEIA E DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    João Morgado tomou posse e disse esperar para breve notícias de investimentos para a nossa cidade por parte da Câmara

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) foi palco na noite de 15 de outubro passado do ato de instalação da Assembleia de Freguesia, com a tomada de posse dos membros eleitos para o mandato de 2021-2025. Perante uma plateia repleta de convidados - entre os quais se destacaram os reeleitos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Valongo, respetivamente, José Manuel Ribeiro e Abílio Vilas Boas -, de várias forças vivas da cidade e demais público, João Morgado, o vencedor do ato eleitoral do passado dia 26 de setembro, foi então empossado para o seu segundo mandato consecutivo à frente da JFE. Após a instalação da nova Assembleia de Freguesia de Ermesinde (nota: um dos eleitos esteve ausente e será assim empossado numa próxima sessão), coube a João Morgado - na condição de recém empossado presidente da Junta - dirigir momentaneamente os trabalhos da sessão com vista à eleição do novo Executivo e da nova mesa da Assembleia. Não havendo outras propostas vindas da recém empossada Assembleia de Freguesia de Ermesinde (AFE) o próprio João Morgado apresentou a única proposta que foi a votos para a constituição do Executivo da JFE para os próximos quatro anos, sendo que para além de si próprio - na qualidade de presidente - propôs os nomes dos também socialistas Rute Pinto, Miguel de Oliveira, André Teixeira, Helena Oliveira, Bruno Ascensão e Esmeralda Carvalho. Colocada à votação (por voto secreto) a lista foi aprovada com 16 votos a favor e duas abstenções, significando isto que pelo segundo mandato consecutivo o Executivo da Junta é constituído exclusivamente por elementos afetos ao PS. Aliás, este novo Executivo é na sua quase globalidade semelhante ao do mandato anterior, sendo que as caras novas são Rute Pinto e Esmeralda Carvalho, que rendem António Mota e Juliana Silva, últimos membros estes que integram agora a nova AFE.

    foto
    Após a constituição do Executivo foram chamados para tomar posse na Assembleia os sete novos elementos do PS que substituíram os elementos que haviam transitado para o Executivo. Por fim, procedeu-se à eleição da nova mesa da AFE e também aqui seria apresentada apenas uma proposta, e de novo por intermédio dos eleitos do PS, que apontaram os nomes de Josué Morais para o cargo de presidente da assembleia e de Alberto Sousa e de Zita Cardoso para o desempenho de funções de 1º e 2º secretários, respetivamente. Igualmente por voto secreto a proposta seria aprovada por maioria, com 15 votos a favor e três abstenções. A mesa da AFE terá assim a mesma composição que no mandato anterior. (Nota: a constituição definitiva da AFE após a tomada de posse do passado dia 15 pode ser vista na página 10 da presente edição).

    foto
    Recorde-se que o PS tem a maioria da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, com 10 mandatos conquistados, seguido da coligação Unidos por Todos (PSD/CDS-PP/MAIS) com 5 mandatos, do Bloco de Esquerda com 2 mandatos e da CDU e do Chega, cada uma destas forças partidárias com 1 mandato.

    foto
    Empossados os membros eleitos foi altura dos habituais discursos, tendo o primeiro a usar da palavra sido João Morgado, que começou por agradecer aos ermesindenses a confiança depositada no PS para dirigir a Cidade de Ermesinde nos próximos quatro anos, bem como a todos que quer no Executivo, quer na AFE deixaram os cargos que ocuparam no anterior mandato. E aproveitando a presença do presidente da Câmara, o presidente da Junta reeleito desejou que o edil muito em breve seja portador de boas novas anunciando investimentos para a nossa cidade. A terminar, deixou a promessa de tudo fazer para que Ermesinde perpetue a sua identidade e a sua história, desejando ainda felicidades aos novos eleitos.

    foto
    Quem também proferiu breves palavras foi Josué Morais, que pelo segundo mandato consecutivo vai exercer funções de presidente da AFE. O autarca lembrou precisamente o último mandato, que na sua voz correu muito bem, «um mandato em que houve democracia, houve bom senso, e assim espero que continue a ser no novo mandato, facilitando-me a vida, como aconteceu nos últimos quatro anos. Podem contar sempre comigo para que com o bom senso e paciência possamos levar este barco a bom porto»

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].