Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2021

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021

    João Morgado (PS) reconquista Ermesinde no pior cenário de sempre vivido pela direita no século XXI na freguesia

    João Morgado no dia das eleições. O autarca foi reeleito presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde pelo PS com 45,12%
    João Morgado no dia das eleições. O autarca foi reeleito presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde pelo PS com 45,12%
    No que concerne às Assembleias de Freguesia, e no que nos é mais próximo, João Morgado foi reeleito presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde pelo PS e de novo com maioria absoluta. O autarca que vai cumprir assim o seu segundo mandato à frente da Junta somou 45,12% (6956 votos). Se comparamos com 2017 verificamos igualmente que o PS teve aqui menos votos, ou seja, passou de 47,70% para os já referidos 45,12%. Porém, em termos de mandatos os socialistas mantêm o mesmo número de há 4 anos, isto é, 10.

    Quem perdeu força na Assembleia de Freguesia de Ermesinde (AFE) foi a segunda força política mais votada para este órgão, a coligação Unidos por Todos (PSD/CDS-PP/MAIS), que obteve nestas eleições 26,54% (4092 votos), quase menos seis pontos percentuais do que em relação a 2017, o que significa que perde dois mandatos, passando de 7 para 5. É caso para dizer que Hugo Peixoto foi derrotado com estrondo nestas eleições. Este é o pior resultado obtido pelos social-democratas, seja em coligação ou com candidatura em listas próprias, dos últimos 20 anos, já que nunca, no século XXI, o PSD, coligado ou a “solo”, obteve uma percentagem abaixo dos 30% para a AFE.

    foto
    Uma pequena grande vitória foi aquela que foi obtida pelo Bloco de Esquerda (BE) - e para o seu cabeça de lista, Florentino Silva -, que com os seus 8,97% (1383 votos) passa de 1 para 2 mandatos. É aliás, na nossa freguesia que os bloquistas alcançam o seu melhor resultado nestas autárquicas quando o assunto é assembleias de freguesia - no que ao concelho de Valongo diz respeito, claro. Aliás, se olharmos para os resultados eleitorais de todos os órgãos autárquicos (do concelho) foi para a AFE que o Bloco registou a melhor votação. Nos últimos 20 anos este é o melhor resultado obtido pelo Bloco em eleições para a AFE.

    A CDU mantém 1 representante na Assembleia de Freguesia de Ermesinde, um resultado que não deixa de ter um sabor a derrota, já que a meta dos comunistas era reforçar a sua presença neste órgão. Pior do que isso é o facto de a CDU continuar a perder terreno para o BE, a julgar pelos números, ou seja, se há 4 anos o Bloco teve mais 1,33% do que a coligação de esquerda, desta feita obteve mais 2,73% dos votos e parece cimentar-se assim cada vez mais como a terceira força política na cidade.

    Hugo Peixoto (Unidos Por Todos) ficou em segundo lugar na corrida à Junta de Ermesinde, com 26,54% , o pior resultado obtido pelo PSD - coligado ou não - nos últimos 20 anos em eleições autárquicas para a assembleia de freguesia
    Hugo Peixoto (Unidos Por Todos) ficou em segundo lugar na corrida à Junta de Ermesinde, com 26,54% , o pior resultado obtido pelo PSD - coligado ou não - nos últimos 20 anos em eleições autárquicas para a assembleia de freguesia
    No campo das batalhas individuais Florentino Silva (BE) bateu com clarividência Ângela Ferraz (CDU).

    A grande novidade é o facto do Chega se fazer representar a partir de agora neste órgão, com 1 mandato, fruto dos 5,68% (876 votos) obtidos. Agostinho Nunes, o cabeça de lista do partido, conquistou assim o grande objetivo de integrar a AFE, e fê-lo a morder os calcanhares à CDU, já que a diferença de votos entre os dois partidos foi de apenas 88 (votos)! Na corrida às assembleias de freguesia foi em Ermesinde onde o Chega obteve a sua melhor percentagem de votos ao ultrapassar as fasquia dos 5%.

    Preocupante foi a taxa de abstenção em Ermesinde, que foi de 56,29%, sensivelmente quatro pontos percentuais a mais do que no que toca à votação para a Câmara Municipal. Ermesinde foi aliás a freguesia do Concelho de Valongo onde a taxa de abstenção foi mais elevada.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].