Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2021

    SECÇÃO: Cultura


    A “DIMENSÃO HUMANA” de Nadir Afonso exposta no Fórum Cultural de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A obra do internacionalmente reconhecido pintor Nadir Afonso está desde o passado dia 3 de setembro na Galeria Museológica do Fórum Cultural de Ermesinde.

    Intitulada de “DIMENSÃO HUMANA”, esta exposição dá a conhecer uma das facetas menos conhecidas da obra de Nadir Afonso: a representação ou sugestão da figura humana. Um tema que, ao longo da História do homem, interessou os artistas para a representação do corpo humano na arte e na pintura. Nadir Afonso também atraído pela beleza dos corpos, pela volúpia e sensualidade apresenta-nos uma série de telas onde predomina sobretudo a figura da mulher. A exposição compreende um conjunto significativo de telas sobretudo do período organicista e antropomórfico. Este período é caracterizado sobretudo pela introdução da figura humana, onde a evocação explícita da figura feminina é nítida como, por exemplo, em Banhistas, A Cidade Longínqua, ou um misto de figura e cidade. À superfície da tela, irrompe uma interligação e interpenetração de elementos que sugerem a cidade, numa simbiose de figuras humanas, sobretudo corpos femininos: Valquírias, Carnavalescas, Estátuas Móveis, Electra et Oreste.

    Diplomado em arquitetura, Nadir Afonso trabalhou com Le Corbusier e Oscar Niemeyer, tendo estudado pintura em Paris e foi um dos pioneiros da arte cinética, trabalhando ao lado de Victor Vasarely, Fernand Léger, August Herbin e André Bloc. Nadir Afonso é autor de uma teoria estética, tendo publicado vários livros onde defende que a arte é puramente objetiva e regida por leis de natureza matemática, que tratam a arte não como um ato de imaginação, mas de observação, perceção e manipulação da forma.

    Esta exposição pode ser visitada de forma gratuita até ao próximo dia 28 de novembro.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].