Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2021

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    Sabe o que é a Psoríase?

    As psoríase é uma doença auto-imune da pele, crónica e bastante comum, atingindo cerca de 1 a 3% da população. Pode manifestar-se em qualquer idade, embora surja com maior frequência em idades jovens (entre os 15 e os 30 anos), ou, posteriormente, na sexta década de vida. Infelizmente, esta doença não tem cura, embora existam múltiplas opções de tratamento. De igual forma, importa referir que a psoríase não é uma doença contagiosa, embora ainda se encontre envolvida em estigma e discriminação perante pessoas que sofrem desta patologia.

    Não sendo contagiosa, como se desenvolve esta doença, muitas vezes subdiagnosticada? A psoríase, de uma forma simplificada, surge quando as células da pele são substituídas mais rapidamente do que o expectável. O mecanismo que promove este efeito ainda não está completamente esclarecido, embora a evidência científica mais recente associe este fenómeno a um problema do sistema imunitário. Assim, numa pessoa com psoríase, células da pele que ainda não se encontram “maduras” atingem a superfície cutânea mais rapidamente, provocando lesões em placa, vermelhas e elevadas, cobertas por uma área esbranquiçada descamativa (correspondente a células mortas), características da forma mais comum da doença (psoríase em placas). As áreas mais afetadas são habitualmente os cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas e região lombar, embora possam ocorrer em muitas outras partes do corpo, incluindo os genitais.

    Para além desta forma, existem outros quatro tipos de psoríase, sendo também dividida nas formas ligeira, moderada e grave, que irão condicionar o tipo de tratamento escolhido. A forma ligeira é a mais comum, embora também possa ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas.

    Pode não ser muito fácil viver diariamente com psoríase. Esta doença está associada a várias comorbilidades, nomeadamente diabetes tipo II, hipertensão arterial, obesidade, síndrome metabólica, depressão e doenças cardiovasculares potencialmente graves. A artrite psoriática, uma forma dolorosa e incapacitante da doença que atinge as articulações dos membros, mãos, pés e coluna vertebral, acomete cerca de 10% dos doentes, estando associada a diminuição acentuada da qualidade de vida.

    Não sendo possível prevenir o surgimento desta doença, que formas de tratamento existem? O uso isolado ou combinado de tratamentos permite controlar os sintomas na maioria das pessoas, com grau de eficácia variável.

    foto

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Campo ACES Maia/Valongo

    Catarina Rebelo - Médica Interna de Medicina Geral e Familiar, Matosinhos

     

    Outras Notícias

    · Medicina de A a Z (Continuação)

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].