Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2021

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021 - CANDIDATURA DA CDU - COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA

    Ermesinde precisa de mais

    ÂNGELA FERRAZ
    ÂNGELA FERRAZ
    As atribuições de uma Junta de Freguesia são sempre limitadas e complementares às do Município. A Junta de Ermesinde tem um orçamento escasso para uma cidade de 40 mil habitantes. Ao longo dos anos a quantidade de problemas por resolver, em Ermesinde, tem-se avolumado em grande parte devido ao aumento desmedido da área construída e consequente aumento da população.

    Ao longo dos últimos 4 anos o atual executivo nunca promoveu à oposição um espaço de participação ativa e construtiva com vista a partilhar as suas ideias para a cidade. Defendemos um projeto que seja participativo, com espaço para todos os representantes e interessados na defesa dos interesses da cidade e nunca uma presidência confinada aos gabinetes.

    A maioria absoluta, do atual executivo, legitimou um exercício sem concessões e os resultados estão à vista. Até o mais simples ficou por cumprir, como por exemplo, o regulamento que calendariza as reuniões mensais do Executivo. Ficou estipulado que seriam na primeira quarta-feira de cada mês e durante 4 anos. Nem uma se realizou conforme o previsto, foram todas adiadas, demonstrando desorganização e falta de consideração pelos fregueses que deixaram de ter a possibilidade em fazer ouvir a sua voz.

    A candidatura da CDU não se propõe fazer aquilo que não é atribuição da Junta, como por exemplo baixar o preço da água ou trazer mais Polícia para a Cidade, porque essas são competências da Câmara Municipal e do Governo, nem tão pouco aquilo que o seu orçamento limitado não permite executar, como por exemplo grandes obras.

    No entanto, apesar das limitações, há muitas coisas que se podem fazer com pouco dinheiro, assim haja vontade, imaginação e iniciativa. Propomo-nos melhorar, com base nas competências da junta, aquilo que está ao seu alcance. Melhorar a limpeza da cidade, melhorando o serviço de varredura, aumentar o número de papeleiras, realizar campanhas de educação cívica e ambiental, exigir junto da Câmara Municipal uma mais eficaz recolha dos lixos domésticos. Proceder a trabalhos de manutenção ligeira de passeios e arruamentos, criação e manutenção de novos espaços verdes e jardins de proximidade, melhorar a prestação de serviços administrativos que competem à Junta, aplicando taxas comportáveis para os orçamentos familiares.

    Consideramos fundamental o apoio às coletividades da freguesia, não apenas com atribuição de subsídios, mas trabalhando em conjunto, promovendo iniciativas comuns. Neste ponto, consideramos essencial reunir o Conselho Consultivo da Cidade, lugar de expressão democrática de opiniões e ideias, onde muitos cidadãos representantes associativos, de escolas e outros, que normalmente não participam na vida política autárquica, se possam expressar.

    Com a CDU, os Ermesindenses sabem com o que podem contar: Trabalho, Honestidade e Competência.

    Vamos apresentar uma equipa de gente séria, comprometida com o projeto que apresentaremos a todos e estaremos sempre ao lado das populações.

    Apresentaremos, a seu tempo, o nosso compromisso programático para com a população de Ermesinde, a submeter a votação nas próximas eleições autárquicas.

    foto
    CDU - Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].