Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2021

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021 - CANDIDATURA DA COLIGAÇÃO UNIDOS POR TODOS

    Devolver Ermesinde à sua população

    HUGO PEIXOTO
    HUGO PEIXOTO
    A cidade de Ermesinde deverá focar-se nas pessoas e na sua qualidade de vida. Assim torna-se fundamental promover o bem-estar e a harmonia do cidadão no seu dia-a-dia. O nosso objetivo é desenvolver competências na freguesia que proporcionem aos cidadãos um conjunto de opções construtivas que lhes permitam usufruir da cidade na sua plenitude.

    A cidade precisa de dar um salto qualitativo e desenvolver competências nas diferentes áreas de abrangência e desta forma, promover de forma equitativa o caminho da reorganização da freguesia. Pretendemos, deste modo, uma cidade mais próxima das pessoas, onde os seus problemas possam ser resolvidos de forma célere e eficaz. O nosso projeto concentra-se nas pessoas e no seu bem-estar.

    A nossa prioridade leva-nos a pensar a cidade numa única perspetiva, para, com isso, idealizarmos um conjunto de medidas que poderão ser benéficas para os cidadãos. Uma aposta mais efetiva na limpeza na cidade e na promoção da qualidade dos jardins, assim como uma preocupação premente no que diz respeito aos espaços públicos da cidade.

    Sendo a cidade de Ermesinde um espaço importante da Área Metropolitana do Porto, com as virtudes e os defeitos daí inerentes, constatamos que pouco ou nenhum planeamento, a médio e longo prazo, foi efetuado nos últimos anos para tornar a cidade mais atrativa e dessa forma atrair investimento e novas dinâmicas socioeconómicas capazes de modernizar a cidade.

    Pretendemos envolver a população de Ermesinde com a sua cidade e aproximá-la no quotidiano, das valências que a cidade lhe pode oferecer. Ambicionamos, assim, uma cidade mais inclusiva e decididamente virada para o futuro e para temas importantes, com destaque nas questões ambientais, socioeconómicas, culturais e desportivas.

    AMBIENTE

    As questões ambientais serão sempre uma prioridade para a nossa candidatura, no sentido em que deveremos promover a sustentabilidade ambiental e desenvolver políticas amigas do ambiente. O nosso programa eleitoral releva este tema sensível para as pessoas, de uma forma construtiva, e que vai promover a envolvência dos cidadãos, para que todos, em conjunto, possamos promover a qualidade ambiental na nossa freguesia.

    Pretendemos assim, criar, remodelar e construir espaços verdes, aproveitar espaços em persistente abandono, transformando-os assim em novos espaços verdes. Pretendemos criar um corredor ecológico nos espaços rurais e florestais da freguesia, para, por um lado promover as atividades desportivas e por outro lado alargar os espaços úteis da freguesia.

    A melhoria da recolha seletiva, da recolha dos resíduos sólidos urbanos e a varredura das ruas da freguesia, é desde logo, um ponto crucial para um melhor bem-estar e harmonioso dos cidadãos para com a cidade, por isso, este é um foco fundamental no desenvolvimento do nosso programa.

    Promoveremos igualmente a dinamização e a reabilitação das margens do rio Leça e, com isso, conceber atividades/lazeres nas margens do rio. Com a sua reabilitação deverá ser construída uma ecopista nas suas margens, como forma de promover a atividade física.

    Temos também o intuito de estimular o uso de energias renováveis no edifício da junta, para que a mesma se possa enquadrar no contexto da sustentabilidade ambiental. Avançaremos também com a implementação de um programa de mobilidade com bicicletas e trotinetes elétricas com a utilização de uma aplicação para o efeito.

    AÇÃO SÉNIOR

    É nosso dever e preocupação dinamizar atividades seniores da nossa freguesia, assim, desenvolveremos um programa de apoio sénior, com um acompanhamento psicológico, prestação de serviços e apoio das forças de segurança. Iremos também reforçar a dinamização de atividades de apoio aos seniores, nomeadamente com passeios culturais, desporto ao ar livre, intercâmbio entre freguesias, etc.

    AÇÃO SOCIAL

    Na atualidade e fruto da conjuntura internacional e nacional é imperioso um apoio mais firme e eficaz às famílias mais carenciadas da freguesia. Neste sentido, iremos dinamizar e reforçar campanhas solidárias de forma a mitigar e colmatar necessidades do dia-a-dia destas famílias. Será também importante uma articulação com instituições ligadas à ação social, para num caminho estreito estabelecer relações de proximidade que amenizem estas dificuldades.

    Temos também o intuito de, e a pensar nas famílias mais carenciadas, desenvolver um projeto que contemple a recuperação de habitações de famílias carenciadas, incluindo a criação de uma linha de apoio SOS de construções e reparações.

    DESPORTO

    foto
    O desporto e a atividade física são fundamentais na harmonia e no bem-estar da população e, nesse sentido, a freguesia necessita de promover e reforçar as atividades físicas quer federadas quer de lazer. Aqui podemos também conjugar o desporto, com a vertente promovida por novos e/ou a requalificação dos espaços verdes da cidade. Deveremos também incentivar e reforçar o apoio aos eventos desportivos realizados na freguesia, por forma a promover o desporto, as instituições ligadas aos eventos e a cidade de Ermesinde.

    CULTURA

    Culturalmente a cidade deverá envolver as associações da cidade na promoção dos eventos, por si, desenvolvidos. Desta forma, criar-se-á um ambiente cultural local que promova essas mesmas associações e as pessoas nelas envolvidas. Será também importante reforçar o apoio às festas em honra de São Lourenço e de Santa Rita, em colaboração com as respetivas organizações, desenhar o melhor projeto para que as respetivas festas elevem o orgulho da população de Ermesinde.

    A freguesia requer, fruto da dinâmica estrutural e da consequente conjuntura socioeconómica, de se atualizar continuamente e perceber as verdadeiras necessidades da sua população. O comércio local é e será sempre um estímulo económico da freguesia e deveremos ter com os comerciantes da freguesia, uma postura colaborativa e de constante interação. O apoio ao comércio local e numa perspetiva do concelho deverá partir do apoio, entre outros, no pagamento do paquímetro aos clientes que frequentam o comércio local. Desta forma, poder-se-ia a partir daqui, na perspetiva do comerciante estabelecer uma maior proximidade com o cliente.

    Defendemos e promoveremos o orçamento participativo, de forma a reforçar a interação com a população. Em articulação e com o apoio do município, a cidade de Ermesinde deverá ver o seu mercado reabilitado, para oferecer aos comerciantes as melhores condições de trabalho e de conforto.

    Ermesinde deverá reivindicar mais e melhores oportunidades para a freguesia e, não se deixar esquecer e degradar. Atualmente a cidade de Ermesinde vive numa situação de discriminação negativa, o que promove a degradação dos espaços públicos, como parques, jardins, arruamentos e passeios, o que diminui a qualidade de vida dos habitantes na freguesia. Negligenciar a freguesia e a sua população é promover o desinvestimento e distanciar Ermesinde do desenvolvimento e da promoção da qualidade de vida.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].