Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2021

    SECÇÃO: Últimas


    É A PRIMEIRA AUTARQUIA LOCAL COM ESTA CERTIFICAÇÃO

    Junta de Freguesia de Ermesinde recebeu das mãos da Lipor e do Município de Valongo o Certificado “Coração Verde”

    Foto LIPOR
    Foto LIPOR
    A Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) recebeu das mãos da Lipor e do Município de Valongo a Certificação "Coração Verde", no seguimento do Projeto "Lipor Geração + Local" (em desenvolvimento na Cidade), tornando a Junta da nossa freguesia a primeira Autarquia Local com esta Certificação.

    O Certificado foi entregue no dia 13 de julho na presença das duas entidades promotoras do projeto, numa cerimónia que decorreu no auditório da JFE e onde estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, também membro do Conselho de Administração da Lipor; o presidente da JFE, João Morgado; a vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Rodrigues; o vereador da autarquia valonguense, José Delgado; Paula Mendes, em representação da Lipor, bem como outros membros do executivo da JFE, colaboradores da Lipor e da Junta e ainda membros das mais diversas associações e IPSS’s de Ermesinde.

    De acordo com a Lipor, «em 2019, com o lançamento do Projeto Geração + Local, a Junta de Freguesia de Ermesinde aceitou o desafio, de, em parceria com a Câmara Municipal de Valongo e a LIPOR, contribuir para um futuro mais sustentável.

    Para o sucesso do projeto, foi fundamental dar a conhecer o mesmo junto da comunidade e das forças vivas da Freguesia, bem como envolver diferentes parceiros, alinhando-os num ambiente de cooperação estratégica, em volta de um objetivo comum – Tornar a Freguesia de Ermesinde um Coração Verde».

    A Lipor adianta ainda que «este reconhecimento é resultado da otimização dos processos de gestão ambiental e da aquisição e manutenção de boas práticas ambientais. Para além do trabalho desenvolvido pela Equipa Técnica da Lipor e da Junta de Freguesia, mostrou-se fundamental o envolvimento da Câmara Municipal de Valongo que contribuíram para os resultados alcançados, e que agora são reconhecidos».

    Sobre o projeto Lipor Geração+ | Eixo Local, esta entidade explica que «os nossos parceiros mais próximos na interlocução com os cidadãos são as freguesias, os Municípios e os seus órgãos executivos, que se alinharam connosco no desenvolvimento integrado de uma Estratégia de Intervenção e de Proximidade junto das Populações, facilitando a criação de um movimento de sustentabilidade global.

    Com o eixo LOCAL do Geração+, assumimos o desafio de aumentar a participação pública em processos ambientalmente equilibrados, recorrendo a uma metodologia que procura assegurar a permanência e a continuidade, a médio e a longo prazo, das práticas de sustentabilidade locais. Tendo presente o aspeto inovador deste projeto, é fundamental confluir todos os esforços para, com sucesso, cumprir com os objetivos delineados nesta estratégia de desenvolvimento local: fortalecemos o compromisso dos Organismos locais com a Sustentabilidade, tendo como base as três dimensões indissociáveis do Desenvolvimento Sustentável: o progresso social e o desenvolvimento ambiental, ambos aliados ao sucesso económico; apostamos em metodologias que contemplem o envolvimento e a participação pública, a comunicação e a interação entre os vários atores da comunidade local».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].