Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2021

    SECÇÃO: Opinião


    Motivos de Orgulho

    Um país pequeno pode ser grande se grandes forem os seus cidadãos.

    António Guterres foi reconduzido no cargo de Secretário-Geral da ONU. Por unanimidade. Significa que honrou o cargo que desempenha desde 2017. Honra assim todos os portugueses. Ouvi há algum tempo o embaixador do Brasil dizer que Portugal, sendo um país relativamente pequeno, tem uma respeitável influência no mundo. Fiquei agradado com a observação. Mas, acho que a nossa influência internacional também tem muito a ver com os portugueses de “hoje”. A reeleição de Guterres é mais uma página da história que amplia o nosso prestígio internacional.

    Mas, se lembramos o significado da prestação de conterrâneos em cargos de relevo internacional, temos que lembrar os muitos que nos tem honrado com a qualidade da missão que levam a cabo em nome de Portugal. As várias missões de paz onde participam os nossos militares não passam despercebidas. E igualmente contribuem para o prestígio que a todos nós orgulha. A mesma consideração vai para tantos e tantas que se notabilizam profissionalmente por esse mundo fora. Em plena competição europeia de futebol, temos presente que ostentamos o título de campeões da Europa. No desporto-rei também temos conquistado admiração à escala mundial.

    Somos mais de 20 milhões de cidadãos portugueses espalhadas pelo mundo. Temos motivos para uma grande auto-estima e orgulho no que significa ser “português”. Um “viva” aos “guterres” e “ronaldos” que contribuem para nos fazer um povo orgulhoso.

    Eduardo Costa*

    *Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].