UMA QUESTÃO DE SAÚDE
O que são probióticos?
No dia-a-dia já nos foi apresentado, em diversos formatos, o conceito de “probiótico”, que promete, entre outros benefícios, “regular” o intestino, e que frequentemente nos é apresentado associado a iogurtes.
Os probióticos consistem em microrganismos vivos (bactérias e leveduras) que apresentam benefícios para a saúde do indivíduo quando consumidos ou aplicados no corpo. Diferentes tipos de probióticos, que contêm diferentes microrganismos, atuam em patologias e condições distintas. Estes compostos podem ser encontrados em diferentes tipos de iogurte, alimentos fermentados, sob a forma de suplementos alimentares ou produtos de cosmética. De referir que se verifica uma diferença significativa, quando considerada a eficácia, entre os probióticos produzidos por farmacêuticas, avaliados em ensaios clínicos, e os probióticos vendidos como suplementos ou incluídos em iogurtes. É importante referir também que, para que um produto possa ser considerado um probiótico com benefícios para a saúde, os seus microrganismos devem estar vivos, em número suficiente e viáveis até ao final do prazo de validade do produto.
Apesar de muitas pessoas considerarem que as bactérias e outros microrganismos podem ser nefastos, várias estirpes, as “bactérias boas”, podem trazer benefícios consideráveis, nomeadamente facilitação da digestão dos alimentos e produção de vitaminas. Tal acontece porque a maioria dos microrganismos existentes nos probióticos são os mesmos, ou similares, aos que existem naturalmente no organismo. Atualmente, considera-se que os probióticos ajudam a restaurar o equilíbrio da população de bactérias presentes no estômago e intestinos, após ser alterado em contexto de doença ou realização de diversos tipos de tratamento.
O tipo de bactéria mais comum presente nos probióticos pertence a um grupo chamado Lactobacillus e Bifidobacterium e o tipo de levedura mais frequente é o Saccharomyces boulardii. Os probióticos parecem ajudar o organismo a manter uma comunidade saudável de microrganismos ou ajudar a comunidade de microrganismos presente a voltar ao estado considerado saudável após se verificar uma disrupção, nomeadamente após a toma de antibióticos e outros fármacos. Parecem, igualmente, influenciar e aumentar a resposta imune do organismo.
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
Telma Lopes e Catarina rebelo (médicas)
|