Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2021

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Exposição Virtual: “As faúlhas do Holocausto entre Alemanha e Portugal: das vidas poupadas às vítimas do sistema”

    foto
    Durante os meses de junho e julho esteve patente, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, a Exposição Virtual subordinada ao tema: “As faúlhas do Holocausto entre Alemanha e Portugal: das vidas poupadas às vítimas do sistema”.

    Esta exposição resultou de um projeto dinamizado pela Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento, Cândida Moreira e pela docente de Tecnologias da Comunicação e Informação, Lídia Miranda com a estreita colaboração da Biblioteca Escolar. O referido projeto teve como alavanca a comemoração, durante o ano de 2021, das datas de 27 de janeiro, dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e 20 de junho, dia em que se assinalaram os 81 anos da ação de Aristides de Sousa Mendes, Cônsul de Portugal, em Bordéus que se destacou por ter emitido vistos a milhares de judeus que se puderam salvar, assim, do genocídio.

    Deste modo o nosso Agrupamento associou-se ao Governo Português que pelo Despacho n.º 3687/2020 impulsionou um “programa nacional em torno da memória do Holocausto” para homenagear os diplomatas Aristides de Sousa Mendes, Sampaio Garrido e Teixeira Branquinho, bem como o Padre Joaquim Carreira que se destacaram no apoio a vítimas de um dos períodos mais negros da nossa História. Nestas comemorações Históricas foram incluídas vidas de portugueses anónimos também eles apanhados na teia dos horrores perpetrados pelo regime Nazi.

    A Exposição resultou do desafio lançado, pelas disciplinas de História, Cidadania e Desenvolvimento, Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Moral e Religiosa, aos alunos do 9º A e B que realizaram trabalhos de pesquisa sobre o tema. A sensibilização contou também com a realização de sessões de esclarecimento para diversas turmas desde o 5º ao 9º ano.

    A exposição pode ainda ser vista através da Plataforma Moodle deste agrupamento, na área da Biblioteca Escolar. Para tal devem os interessados entrar como visitantes.

    As professoras

    Cândida Moreira e Lídia Miranda

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].