NOTÍCIAS DA ÁGORARTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
Visita à Cadeia da Relação
Quinze dias depois (9 de junho) da visita à Igreja de S. Francisco, nova visita cultural à cidade do Porto; desta vez escolheu-se a antiga Cadeia da Relação.
Mais um dia de alegre convívio e de prazer em estarmos acompanhados. É sempre bom haver um motivo para sair de casa, de que infelizmente estivemos demasiado tempo privados, e ainda mais quando contribui para enriquecermos os nossos conhecimentos.
Resta-nos a esperança de que no próximo ano letivo já possamos frequentar as aulas na USE e retomar os passeios, visitas, tertúlias, caminhadas e tantas outra atividades que nos motivam e dão muita força. Tudo isso se revela de extrema importância para assegurar que o nosso inevitável envelhecimento seja ativo, saudável e participativo.
Cerca de 18 alunos da USE fizeram a visita ao Museu de Fotografia e Patrimônio Mundial da Unesco, localizado na antiga Cadeia da Relação, bem perto da Torre dos Clérigos. Este edifício histórico localizado na cidade do Porto teve origem em 1582. Trata-se de um edifício que é uma referência histórica na cidade do Porto. Ao longo dos séculos passou por várias vicissitudes, sendo que a obra que foi concluída em 1796 durou trinta anos. Em 1974 deixou de ser cadeia, tendo reaberto em 2001. É atualmente tutelado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a sua existência visa a «promoção e valorização do património fotográfico, que inclui o tratamento arquivístico de espécies e a gestão da Coleção Nacional de Fotografia».
|