Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2021

    SECÇÃO: Local


    Primeira fase do Parque do Leça foi inaugurada

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Foi inaugurada no passado dia 19 de junho a 1.ª fase do Parque do Leça, em Ermesinde. O valor total da empreitada é de 230 342,40 euros. Presentes na inauguração estiveram, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado.

    «Estamos a disponibilizar à comunidade equipamentos de lazer de elevada qualidade e acessíveis para todos, onde as pessoas de todas as idades poderão usufruir da vida ao ar livre e dos seus comprovados benefícios para a saúde física e mental», considerou José Manuel Ribeiro. Dada a grande dimensão do projeto do Parque do Leça – Ermesinde, foi necessário efetuar o seu faseamento. Assim, esta primeira intervenção de valorização do espaço natural reporta-se à parte da horta biológica e do pomar.

    Pretendeu-se com esta obra criar um espaço dedicado à estadia e à prática de agricultura, bem como desenvolver espaços de recreio passivo com o desenvolvimento de uma horta intergeracional e inclusiva com plantas hortícolas, aromáticas e de flor e de um pomar com árvores frutícolas.

    foto
    Ainda sobre a 1.ª fase do Parque do Leça, Ermesinde – Construção da Horta e Pomar, podemos referir numa breve descrição dos trabalhos realizados que foi efetuada a modelação de terreno, a execução de muretes para as hortas e a execução de muro de vedação na zona de entrada, foi instalada rede de abastecimento de água, rede de águas pluviais e rede de iluminação pública. Foi ainda efetuada a plantação de diversas espécies de árvores e plantas.

    O objetivo do projeto visa a requalificação e preservação do Património Natural do Concelho de Valongo, «tem sido uma das mais importantes estratégias deste Município, contribuindo desta forma para o desenvolvimento sustentável e para a proteção do Ambiente do Concelho, medidas essas que se encontram alinhadas com as melhores práticas em matéria de ambiente quer a nível nacional, quer a nível internacional.

    A reabilitação das margens do Rio Simão, Corredor Ecológico e Corrente Rio Leça, são o exemplo do sucesso destas medidas, resultando também numa maior consciencialização da população para as questões ambientais», salienta a Câmara.

    Diga-se ainda que além da 1.ª fase do Parque do Leça foram inaugurados no fim de semana de 19 e 20 de junho outros dois espaços de lazer ao ar livre no concelho, nomeadamente o Parque de Lazer da Lomba, em Sobrado, e a requalificação do Largo do Passal, também em Sobrado. O investimento global nestes três equipamentos foi de 1.172.328,15 euros.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].