Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2021

    SECÇÃO: Destaque


    CDU apresenta Ângela Ferraz e Nicolau Ferreira à liderança (respetivamente) das Juntas de Freguesia de Ermesinde e de Alfena

    Foto CDU/VALONGO
    Foto CDU/VALONGO
    A CDU apresentou na manhã de 13 de junho passado os cabeças de lista às assembleias de freguesia de Ermesinde e de Alfena, respetivamente, Ângela Ferraz e Nicolau Ferreira. A apresentação dos candidatos decorreu na Praça da Estação, em Ermesinde, tendo ainda contado com a presença dos cabeças de lista da coligação à Câmara e à Assembleia Municipal de Valongo, respetivamente, Adriano Ribeiro e Sónia Sousa.

    Ângela Ferraz, na sua intervenção, começou por frisar o orgulho e sentido de responsabilidade com que aceitou o convite para encabeçar esta candidatura, sublinhando mais à frente que os candidato(a)s da CDU «distinguem-se pela sua honestidade e seriedade com que encaram as responsabilidades que lhes são atribuídas. Assim, pretendo encarar esta candidatura». De seguida, e de forma sucinta, recordou alguns dos assuntos debatidos por iniciativa da CDU ao longo do último mandato, tais como as obras do alargamento da A4, quanto aos nós de entrada e saída, a fim de solucionar a sempre caótica ligação entre Ermesinde e o Porto; as chamadas de atenção à Junta para as más condições dos pavimentos e dos passeios nas ruas de Ermesinde; a requalificação dos terrenos da Feira e do Mercado; a falta de limpeza urbana; a necessidade urgente da criação de mais jardins e zonas verdes na freguesia; entre outros, sendo que para alguns destes assuntos a CDU nunca obteve resposta por parte da Junta, ou então «respostas simples e quase “inocentes”», como frisou Ângela Ferraz.

    Mais à frente a candidata salientou que as competências da Junta de Freguesia são muito limitadas, assim como as verbas que lhe são atribuídas. «O orçamento da Junta, da nossa cidade, ronda um milhão de euros, o que é, significativamente reduzido considerando que Ermesinde conta com uma população de 40.000 habitantes. Este facto torna absolutamente necessário, por questões de justiça democrática, que o papel do presidente da Junta, assim como o dos representantes com assento na Assembleia de Freguesia, seja de intervenção, reivindicação sempre na defesa dos interesses da cidade e da sua população. O atual executivo, com a sua maioria eleita em democracia, revelou-se muito aquém do respeito pelo seu exercício e apático na defesa dos interesses da população de Ermesinde».

    Por fim deixaria a promessa de que a CDU «propõe fazer muito melhor, com responsabilidade, com honestidade e considerando as verdadeiras necessidades da população».

    Por sua vez, Nicolau Ferreira, iniciou a sua intervenção explicando aos presentes que encabeça uma «lista de gente jovem, criativa e com muita vontade de mudar o que se deve mudar e melhorando o que houver para melhorar». «E o direito que tenho, como toda a gente, de exprimir politicamente as minhas opiniões relativas à vida da nossa comunidade, formadas na experiência de vida adquirida nestes quase trinta anos de cidadão alfenense, e de tentar levar à prática as políticas preconizadas pela CDU, na certeza de que, desse modo todos os que vivem em Alfena beneficiarão com a realização deste objetivo». Sublinharia ainda que «a experiência mostra-nos que a existência de maiorias absolutas nos órgãos gestores dos assuntos das populações mais próximos delas, como é o caso dos municipais e de juntas de freguesia pode não ser a melhor forma de resolver os problemas. A ausência de discussão serena dos problemas, a falta de partilha de opiniões diversas no processo de análise das variadíssimas soluções possíveis, leva à paralisação por cristalização do pensamento único.

    Numa altura em que está muito destacada a necessidade de evitar o crescimento das notícias falsas, da manipulação da verdade e promoção da censura encapotada, é da maior importância a participação de uma força política com provas dadas de honestidade, trabalho e competência como é a CDU», concluiu.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].