Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2022
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2021

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Método Inovador de Aprendizagem – PBL (Problem Based Learning) - no CENFIM de Ermesinde

    foto
    No seguimento de uma notícia divulgada neste jornal, o CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), núcleo de Ermesinde, partilha com os leitores todo o percurso desenvolvido, até ao momento, com os nossos formandos, respeitante ao programa educativo EduTransfer, orientado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto, em cooperação com o Centro de Investigação e Intervenção Educativas e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

    O processo iniciou em 28 de outubro de 2020, com a turma At1m, do curso de Técnico de Mecatrónica (1º ano), com a orientação das formadoras que frequentaram a formação ministrada pela Faculdade.

    Nas sessões formativas com a turma, os formandos foram devidamente esclarecidos sobre todos os pormenores desta metodologia inovadora, das suas fases, do seu papel ativo e dinâmico, da existência dos consultadores (formandos de outras turmas, que estariam presentes pontualmente em momentos cruciais de debate, para colocar questões e partilhar sugestões) e das funções das mediadoras, que acompanhariam sistematicamente como facilitadoras das aprendizagens. De seguida, os formandos começaram por identificar problemas no CENFIM, na comunidade e no mundo, que se dividiram na criação de algo novo ou a sua melhoria. Formaram pequenas equipas, com um interventor, não um líder, mas um elemento agregador, selecionado por cada equipa, com a delineação de estratégias para apresentarem à equipa-turma. Após várias reflexões e debates em conjunto, consideraram a Pandemia o grande Problema. Porém, tendo em conta o objetivo de ser algo concretizável, incidiram o seu investimento no Centro de Formação. Como minimizar o risco de propagação do vírus no nosso centro, apesar do cumprimento de todas as normas da DGS (Direção Geral de Saúde)? As ideias começaram a surgir: dispensadores de gel desinfetante automático (O CENFIM possui em número adequado, mas são manuais), para evitar contaminação cruzada e o desperdício de gel desinfetante; tapetes desinfetantes e caixotes apropriados para luvas e máscaras.

    A conceção de dispensadores de gel desinfetante automático implicaria a interação e transferibilidade de conhecimentos entre as várias áreas de formação do CENFIM: curso de Técnico de Desenho de Construções Mecânicas; curso de Técnico de Soldadura; Técnico de Maquinação e Programação CNC (Comando Numérico Computadorizado) e, com certeza, o curso de Técnico de Mecatrónica.

    Todo este processo estava a decorrer com entusiasmo e motivação, contudo, a suspensão da formação presencial, a partir de 22 janeiro, exigiu uma reformulação.

    Tendo em conta que a execução do restante projeto teria de ser impreterivelmente realizada apenas na retoma à formação presencial, havia um desafio a lançar: a Apresentação do projeto à comunidade formativa.

    Esta ocorreu no dia 07 de abril de 2021, com recurso à plataforma Zoom, na presença de quatro turmas, formadores, coordenadores e diretor do núcleo, Dário Pinto. Os formandos da turma At1m demonstraram todo o seu empenho, dedicação e orgulho pela oportunidade de participarem num método inovador. Os espetadores colocaram dúvidas e demonstraram interesse na continuidade desta estratégia de aprendizagem, visto que consideram uma forma eficaz de desenvolverem e evoluírem as suas competências.

    Na reflexão deste percurso, os formandos da turma At1m deixaram os seus testemunhos, enfatizando, essencialmente, que conseguiram melhorar a capacidade de reflexão; o espírito crítico e argumentativo; a autonomia; a expressão oral e escrita; potenciaram a criatividade; o relacionamento interpessoal; a participação mais ativa; a capacidade de focar na resolução de um problema e nas suas etapas para chegar à sua resolução.

    O CENFIM, como uma instituição que promove a formação, orientação e valorização profissional dos Recursos Humanos do Sector Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico, pretende continuar a implementar projetos que invistam na inovação, no sucesso formativo e a sua aplicabilidade no mercado de trabalho.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.