47.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL
Mensagem do presidente da Junta de Freguesia
Dizia eu, no ano passado, que festejar Abril é comemorar o fim de meio século de opressão. Mas, esta não é a forma como todos pretendíamos saudar o fim deste período de má memória.
Queríamos fazê-lo nas ruas, sem máscaras, sem distanciamento social, com beijos e abraços, com lágrimas de alegria, com vivas ao Movimento das Forças Armadas que nos devolveu a Liberdade.
Muito foi conseguido ao longo de 47 anos. Todos sabemos que, não fosse o 25 de Abril e as suas conquistas, Portugal seria hoje um país de clara e profunda miséria.
Mas muito está por realizar.
Com a pandemia agravaram-se as condições de vida dos Portugueses. É hora de devolver a esperança.
Temos que cuidar dos mais vulneráveis, proporcionando-lhes condições de vida condignas.
Temos que promover a criação de emprego, melhorando as condições de trabalho para todos, apostando na sua formação e numa política de justas remunerações.
É necessário investir na habitação, construindo e reabilitando o parque habitacional Social.
Investir no SNS, com a contratação efetiva de mais profissionais de saúde.
Na educação, dotando as escolas de melhores condições, de mais professores e pessoal não docente, permitindo alavancar o país para um futuro onde todos veremos reconhecido o esforço e o mérito.
É urgente a elaboração do um plano para combater as alterações climáticas, sob pena de nada deixarmos para os nossos filhos e netos.
Enfim, tudo temos que fazer para mantermos viva a democracia.
A democracia é um regime político de intervenção coletiva. Só assim será quando tudo for feito para que todos tenham as mesmas oportunidades e condições de vida.
Não podemos continuar a exigir sacrifícios a uns e não a todos.
Apelo aos jovens que se empenhem na formação do seu futuro, mas que lutem por um futuro risonho.
Venham para a vida ativa, associativa, autárquica, mostrem que Portugal vale a pena. Só progrediremos com melhor educação e formação. Esta será a chave do sucesso. Temos que investir hoje, pensando no amanhã.
Temos que investir nas pessoas.
Mesmo aconselhados a permanecer em casa, cumprindo todas as recomendações da DGS, façamos de tudo para festejar Abril.
Este ano a Associação 25 de Abril volta a apelar para que cantemos à janela Grândola Vila Morena. Eu sugiro, ainda, que coloquemos à janela um cravo vermelho.
Viva o 25 de Abril.
Viva a Liberdade.
O Presidente da Junta da Freguesia
de Ermesinde, João Morgado
|