Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2021

    SECÇÃO: Local


    Recordando o nosso ilustre colaborador José Puig

    foto
    No passado dia 26 de março de 2021 tivemos a triste notícia do falecimento do nosso ilustre colaborador, na área do Direito, Dr. José Puig. É uma enorme perda, que muito sentimos, bem como todas as instituições e coletividades a que esteve ligado. Há cinco anos que escrevia regularmente no jornal “A Voz de Ermesinde”, com sábias e interessantes colaborações na área da sua formação – o Direito.

    Internado nos cuidados intensivos do Hospital de S. João desde finais de janeiro de 2021, acabaria por não resistir aos malefícios do vírus da Covid 19 que se revelaram fatais. A sua última colaboração no nosso jornal justamente titulada “Do Novo Confinamento (Decreto-Lei nº 3-A/2021, de 14 de janeiro)” lembrava que «os especialistas têm apresentado como óbvio, o agravamento da pandemia e a imposição próxima de medidas bem mais severas» e mostrava-se apreensivo com os desvios às regras do confinamento: «Ainda sábado, 16 de janeiro, me arrepiei com os grupos de exercício físico e convívio festivo, a que assisti na Televisão, da Marginal e Praias da linha de Cascais. Isto quando alguns Hospitais, principalmente da área da Grande Lisboa, anunciam um “cenário de catástrofe”».

    Cumpre-nos agora recordar, para memória futura, um pouco do que foi a intensa vida e as qualidades de carácter do Dr. José Alberto Puig dos Santos Costa.

    Nasceu no dia 3 de junho de 1961. Depois dos seus estudos em Ermesinde fez o curso de Direito na Universidade Católica. Entretanto, envolver-se-ia na vida política, tornando-se um destacado social-democrata do nosso concelho e do Distrito do Porto.

    No concelho de Valongo foi Presidente da JSD e do PSD. Foi Membro da Assembleia de Freguesia de Ermesinde de 1981 a 1985 e Membro da Assembleia Municipal de Valongo de 1989 a 1997, tendo sido Presidente deste órgão no 2.º mandato (1994 e 1997). Foi também Deputado à Assembleia da República entre 1981 e 1985, e entre 1987 e 1995 (V e VI Legislaturas). Como várias vezes o nosso jornal recordou José Puig mostrou-se sempre um defensor dos interesses de Ermesinde e do concelho de Valongo tendo-se empenhado na boa resolução de inúmeros processos relativos a esta freguesia e ao município mas envolvendo-se, também, na defesa de causas como a transparência e a dignidade da ação política. Entre as causas por que pugnou estão os direitos dos imigrantes, questões da objeção de consciência, o direito à igualdade de tratamento no trabalho e no emprego e, entre outras, o apoio social aos cidadãos mais carenciados.

    Não admira, por isso, que José Puig tenha sido condecorado com a “Ordem de S. Silvestre” concedida a quem se notabiliza no exercício da sua profissão, como foi o seu caso, ou que lhe tenha sido atribuído o título de “Membro Honorário” por parte da associação cívica “Transparência e Integridade”, pelo seu incansável trabalho “na defesa da liberdade de expressão junto da Justiça Portuguesa”.

    Em termos associativos, José Puig era também bastante ativo, sendo, desde 1999, membro do Rotary Club de Ermesinde (aliás, estava indicado para Governador do Rotary Distrito 1970, para 2022-2023), Membro da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valongo desde 2003 (atualmente exercia o cargo de 1.º Secretário da Direção) e Confrade da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito do Concelho de Valongo.

    Após a notícia da sua morte foram muitas as notas de pesar que se puderam ler nas redes sociais e houve também instituições que aprovaram Votos de Pesar. Entre estas, destaque-se os que foram aprovados, por unanimidade, na Assembleia da República, no dia 31 de março de 2021 e na Junta de Freguesia de Ermesinde, na sua sessão do dia 14 de abril de 2021.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].