Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2021

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Agrupamento de Escolas de São Lourenço aposta na Formação de Professores

    foto
    O Agrupamento de Escolas de São Lourenço – Ermesinde (Valongo), desde o ano letivo 2019/2020, protagonizou mais um marco na sua perspetiva do que é o verdadeiro conceito de escola. Uma escola não focada apenas nos alunos, mas também firmada na formação de novos professores. A parceria tem sido feita com a Escola Superior de Educação do Porto (ESE), sendo uma mais valia para o reforço do reconhecimento do Agrupamento como espaço escolar pró-ativo e aberto a novas dinâmicas.

    Trata-se da Prática de Ensino Supervisionada (PES), uma unidade curricular (UC) da componente de Iniciação à Prática Profissional (cf. Decreto-Lei 79/2014) do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB, tendo lugar em escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

    As professoras cooperantes do Agrupamento, Ana Alves, Cláudia Almendra (1.º Ciclo), Conceição Teixeira e Isabel Vilhena (2.º Ciclo) sentem-se motivadas e têm assumido o seu papel numa perspetiva de trabalho colaborativo, proporcionando situações de aprendizagem mútua e momentos de reflexão individual e conjunta, no sentido de contribuir para a construção do conhecimento e desenvolvimento profissional das professoras em formação.

    O trabalho mostra-se árduo para as professoras em formação, pois a elaboração das planificações para as suas regências, nos 1.º e 2.º ciclos (Português e HGP), requer um trabalho de grande pesquisa científica e de metodologias ativas a aplicar em sala de aula, que sejam motivadoras e vão ao encontro das especificidades, expectativas e interesses dos alunos com quem trabalham. Devido à conjuntura de saúde pública, as professoras em formação já experimentaram as modalidades de ensino presencial e ensino à distância (E@D).

    Há todo um trabalho burocrático que é inerente à função de docente que as professoras em formação têm experienciado, como as reuniões de Grupo Disciplinar, de Departamento; de Diretores de Turma e de Conselhos de Turma. Para além disso, as professoras cooperantes têm proporcionado às professoras Célia, Cláudia e Diana a participação nas atividades do Plano Anual de Atividades, e em outras, que converge para o seu enriquecimento profissional e pessoal.

    Recentemente, as professoras em formação encontram-se a trabalhar no Projeto Educação para a Saúde do Agrupamento em colaboração com os estudantes estagiários da Escola Superior de Saúde (ESS), a convite da Professora Doutora Paula Clara Santos, professora adjunta no Departamento de Fisioterapia da referida Escola. Esta parceria resultou numa troca de metodologias bastante profícua entre as professoras em formação da ESE e os estagiários da ESS, quando colocadas em prática em aula síncrona nas turmas do 5.º A e do 5.º G. Este trabalho conjunto terá continuidade no 3.º período.

    Tem sido um percurso trabalhoso, mas também uma aprendizagem mútua entre professoras cooperantes e professoras em formação, que se mostram motivadas e, acima de tudo, motivam os alunos para o sucesso educativo.

    Conceição Teixeira / Isabel Vilhena*

    *(Docentes/professoras cooperantes do Agrupamento de Escolas de São Lourenço)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].