Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2021

    SECÇÃO: Local


    O Agrupamento 007 de Ermesinde completou 95 anos

    foto
    Foi no fim-de-semana de 13 e 14 de março que os Escuteiros de Ermesinde comemoraram os 95 anos de existência do VII Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas nesta localidade. A festa foi bem diferente do que é habitual nestas ocasiões, devido à pandemia COVID19. Começou às 15h00 de sábado com o momento de Abertura, seguindo-se a constituição de equipas verticais; nessa noite de sábado realizou-se o “fogo de conselho”, com os antigos e os atuais escutas e cada equipa teve a oportunidade de apresentar os seus desafios. O ponto alto da comemoração festiva foi a participação, ainda que limitada e à distância, na celebração da Eucaristia às 11h de domingo, em que o Agrupamento aniversariante esteve em foco. Foi o grande momento de ação de graças e de sufrágio, em que foram recordados os fundadores do Agrupamento, sobretudo, os seus chefes, assistentes e membros.

    Nos seus últimos 63 anos de vida, este jornal vem dando conta de muitas das suas atividades, festas e principais realizações.

    Principais datas dos 95 anos de uma longa história!

    14/03/1926 data da sua fundação, sendo na altura designado Grupo 22 - Nun’Álvares Pereira. Desde esta data, o grupo de Escuteiros de Ermesinde está “sempre alerta para servir”.

    Em 14/03/1926 foram realizadas as primeiras Promessas e feita a apresentação do Grupo, conforme é relatado na “Flor de Liz” de 31 de março de 1926.

    A 15/04/1926 foi publicada, nos Atos Oficiais na Flor de Liz, a filiação do novo Grupo.

    A noite de 6 para 7 de julho de 1948, ficou tragicamente marcada na história deste agrupamento, devido a um incêndio que deflagrou no Salão Paroquial, onde o Grupo 22 - Nun’Álvares Pereira tinha a sua sede que foi totalmente consumida pelas chamas.

    A 17/03/1996 fez-se a inauguração da nova sede, situada na Rua do Passal, n.º 45, entre as duas vias férreas - Linha do Minho e Linha do Douro.

    Ao longo dos anos, o agrupamento de Ermesinde participou em vários Acampamentos de núcleo, regionais e nacionais realizados pelo Corpo Nacional de Escutas.

    foto

    95 anos a motivar vidas!

    95 anos a contribuir para a educação integral de jovens!

    O CNE, Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português é uma associação de e para a juventude, não-política, não-governamental, sem fins lucrativos, assente no voluntariado cuja missão é contribuir para a educação Integral dos jovens de modo a que se tornem cidadãos responsáveis e capazes de tomar uma posição ativa e construtiva na sociedade e comunidade cristã onde estão inseridos.

    O CNE é um movimento da Igreja Católica pondo em prática, através do método criado pelo seu fundador, Baden-Powell, os valores previstos na Lei, Princípios e Promessa Escutista de forma a contribuir para um Mundo melhor.

    95 anos a ajudar a contribuir para um Mundo melhor, onde as pessoas se sintam realizadas e desempenhem um papel construtivo na sociedade!

    Desde a fundação aos dias de hoje, foram inúmeras as histórias e atividades vividas pelos escuteiros de Ermesinde.

    Têm como objetivo “JOGO” – “Aprender fazendo”, para proporcionar um escutismo mais saudável, ativo e pedagógico através do método escutista que promove a realização de atividades em contacto com a natureza.

    Tendo em conta o contexto da pandemia de Covid-19, as atividades do agrupamento de escuteiros de Ermesinde estão a ser online, onde a sua criatividade está permanentemente a ser posta à prova, para manter as nossas crianças e jovens motivados, sempre com o objetivo de promover o verdadeiro conhecimento do Escutismo no seio da nossa comunidade local e paroquial afirmando o movimento como um instrumento de crescimento saudável para as nossas crianças e jovens.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].