Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2020

    SECÇÃO: Últimas


    Programa de encomenda online de frutas e legumes em Valongo já vendeu 540 cabazes

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Para promover a alimentação saudável na população do concelho, a Câmara de Valongo fez uma parceria com a cooperativa agrícola local: às terças-feiras em Valongo, às quintas em Ermesinde, os cabazes encomendados online são entregues às famílias a preços reduzidos: 5 euros (5 quilos), 8 euros (nove quilos). «São só coisas boas, todas ‘made in’ Valongo», assegura o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro. «Estamos a influenciar novos hábitos alimentares e de consumo que irão beneficiar a economia local e a qualidade de vida».

    Mais de 540 cabazes saudáveis já foram adquiridos no concelho de Valongo no âmbito de “O Mercado”, um programa on-line de encomenda de frutas e legumes frescos. Lançado pela Câmara Municipal de Valongo para promover a alimentação saudável na população do concelho, o programa integra o Plano Municipal de Saúde e, em apenas dois meses, conseguiu que as famílias de Valongo adquirissem​centenas de cabazes com frutas e com legumes indicados para uma dieta alimentar equilibrada.

    foto

    «O projeto “O Mercado” está a ser um sucesso e a superar as expectativas, sobretudo depois de o país ter entrado em janeiro no segundo confinamento», afirma José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo. 'É um projeto que tem três grandes virtudes: coloca na mesa dos valonguenses mais frutas e mais legumes frescos do que era habitual; é um processo totalmente digital na encomenda e até ao momento da entrega do cabaz; e tem um preço muito acessível, possibilitando o acesso a todos os extratos socioecónomicos, precisamente para incutir novos hábitos que, a seu tempo, também irão beneficiar a economia local e a qualidade de vida da população».

    foto

    Os cabazes são compostos por produtos hortícolas e frutícolas produzidos no concelho por 20 associados da Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo, parceira da autarquia neste projeto. Os cabazes são entregues semanalmente em Valongo, no Apeadeiro de Susão (às terças), e em Ermesinde, na loja da Cooperativa (às quintas): os locais estão estrategicamente localizados para poderem ser levantados por utilizadores dos transportes públicos, designadamente o comboio.

    foto

    O levantamento dos cabazes é totalmente seguro, uma vez que as encomendas são feitas online e as entregas são rápidas e cumprem todas as normas de saúde pública em vigor. Os cabazes são sempre acompanhados por dicas e receitas saudáveis. Na primeira compra o saco reutilizável é oferta. Os cabazes estão disponíveis em duas versões: o “Família” – com uma variedade de cinco produtos que podem pesar até cinco quilos, com o preço de 5 euros; e o “Super Família”, que contém até sete variedades e nove quilos de peso, que custa 8 euros.

    «Estamos naturalmente satisfeitos com a adesão de mais de 200 famílias a um maior consumo de frutas e de legumes de excelente qualidade ‘made in’ Valongo», afirma José Manuel Ribeiro, presidente da autarquia. «Em boa hora iniciamos este projeto que, para além de promover uma alimentação saudável e equilibrada, estimula a economia local se alinha com medidas de sustentabilidade ambiental ao diminuir a pegada ecológica deste consumo - produção local, consumo local. Tudo isto visa promover a qualidade de vida das comunidades valonguenses a todos os níveis».

    Numa visita aos locais de entrega dos cabazes (ver fotos) o autarca destacou os benefícios ambientais do consumo de produtos locais e da época. «Somos um município comprometido com o desenvolvimento económico e com a sustentabilidade ambiental – e temos a sorte de ter ao nosso lado os melhores parceiros possíveis para esta iniciativa», afirma José Manuel Ribeiro. «Os cabazes só têm coisas boas! E o melhor de tudo é que todos os produtos são ricos, saudáveis e produzidos em Valongo».

    As encomendas irão continuar a ser entregues nos locais habituais durante o Estado de Emergência. Podem ser realizadas no site da autarquia dedicado à saúde, através do endereço saude.cm-valongo.pt/https://saude.cm-valongo.pt/pages/674

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].