Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2020

    SECÇÃO: Destaque


    CÂMARA DE VALONGO TERMINA COM OS BOATOS E GARANTE QUE:

    Estrutura da Árvore de Natal do Parque Urbano de Ermesinde não servirá para qualquer antena de telemóveis

    Foto ALBERTO BLANQUET
    Foto ALBERTO BLANQUET
    Os pontos de interrogação em torno da estrutura que sustenta a maior árvore de Natal do país, com 55 metros de altura, e localizada nos terrenos a norte do Parque Urbano de Ermesinde, são ainda muitos no seio da nossa comunidade. Em conversas de café, de rua, e nas redes sociais, vão surgindo aqui e ali algumas suposições sobre para que irá servir a estrutura metálica que suporta a árvore de Natal que por estes dias ilumina a nossa Cidade. Perante isto contactámos a Câmara Municipal de Valongo (CMV) no sentido de dissipar estas dúvidas, mais concretamente em saber que utilidade terá a referida estrutura metálica da árvore de Natal findas as festas natalícias, isto é, quando os enfeites natalícios forem desmontados, atendendo a que uma das suposições que circula na Cidade alude a que a referida estrutura metálica servirá para a instalação de uma antena de telemóveis. Corresponde isto à verdade ou não?

    Na resposta a esta nossa questão inicial a Câmara explicou que «finda a quadra festiva, tanto a árvore de Natal, como as restantes decorações natalícias colocadas em todas as freguesias do concelho serão desmontadas, sendo totalmente descabidos os rumores de que se trata de uma antena de telemóveis. Uma vez que as decorações natalícias estimulam a economia local, pois chamam gente para as ruas, as iluminações da responsabilidade da autarquia permanecerão ligadas até ao final de janeiro, abrangendo os períodos de saldos e de trocas das prendas de Natal».

    A CMV recorda ainda que «devido à situação pandémica, a autarquia optou por cancelar todas as iniciativas de animação natalícia, designadamente as aldeias de Natal, as diversões e os concertos, mas manteve a aposta na iluminação em todas as freguesias, tendo especial incidência nos eixos centrais de Ermesinde e de Valongo, onde se concentra mais de 70% do comércio local. O objetivo é dinamizar a economia local, sobretudo o comércio de rua, um dos setores mais afetados pela pandemia. Pretende-se que a população permaneça no concelho e consuma localmente».

    Questionada ainda sobre qual o custo desta árvore de Natal gigante a edilidade informa que investiu 139.500 euros na aquisição para três anos de uma árvore de Natal e de uma Bola de Natal de grandes dimensões, correspondendo a um valor anual de 46.500 euros. Este investimento será pago em três prestações anuais, conforme se pode verificar no contrato disponível no portal base.gov (cláusula 5ª). Assim, de acordo com o contratualizado, nos próximos anos, estas estruturas serão reutilizadas.

    «Este ano, o investimento global previsto na iluminação de dezenas de ruas, edifícios emblemáticos e praças de todas as 5 freguesias do concelho será de aproximadamente 180.000 euros, idêntico ao do ano passado e um dos mais reduzidos da Área Metropolitana do Porto», termina a Câmara esta sua explicação.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].