Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2020

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Aluno da Escola Básica Vallis Longus conquista Medalha de Bronze nas Olimpíadas de Matemática da CPLP

    André Coelho do Vale, aluno da Escola Básica Vallis Longus, arrecadou a Medalha de Bronze nas Olimpíadas de Matemática da CPLP. De acordo com o Jornal da Educação de Valongo, «as Olimpíadas de Matemática (OM) da CPLP é uma competição de “matemática avançada” para jovens, que se insere nas OM Internacionais, nas quais Portugal faz-se representar sob coordenação do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (DMFCTUC). Os objetivos da incitava consistem: na melhoria da qualidade do ensino e na descoberta de talentos em matemática, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico; fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos; na criação de uma oportunidade para a troca de experiências educacionais nacionais; na união e cooperação entre os países lusófonos para a criação de instrumentos que permitam a competição de alunos numa olimpíada internacional para os países de língua portuguesa».

    Face ao contexto de pandemia e por motivos de segurança, a iniciativa foi adaptada e decorreu à distância em formato online, no passado fim de semana (dia 31/10 e 01/11, entre as 14h00 e as 18h30 em cada um dos dias).

    Foi promovida pelo DMFCTUC tomando em consideração os resultados combinados das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) e os testes levados a cabo no âmbito do projeto Delfos, que consiste numa Escola de Matemática para Jovens do 9.º ao 12.º ano.

    Valongo fez-se representar pelo aluno André Coelho do Vale, que arrecadou então a Medalha de Bronze. Refira-se, também, que o jovem valonguense também conquistou a medalha de prata da competição luso-brasileira Olimpíadas Paulistas e a medalha de ouro na Categoria Júnior, destinada a alunos do 6.º e 7.º ano, também das OPM.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].