Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2020

    SECÇÃO: Educação


    A Semana Europeia da Democracia Local no CENFIM de Ermesinde

    No contexto da Semana Europeia de Democracia Local (SEDL), a Divisão de Cidadania e Juventude de Valongo promoveu um conjunto de iniciativas como conferências, entrevistas, inaugurações, cursos, teatro e exposições.

    Fotos CENFIM/ERMESINDE
    Fotos CENFIM/ERMESINDE
    O CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), núcleo de Ermesinde, associou-se a esta comemoração com elevado entusiasmo e forte sentido de missão, acreditando na importância do envolvimento dos seus formandos na comunidade local.

    Iniciando, assim, estes eventos comemorativos da Democracia, os formandos do 11.º ano dos cursos de Aprendizagem de Técnicos/as de Desenho de Construções Mecânicas, Mecatrónica, Maquinação e Programação de CNC e Soldadura participaram no “Desafio da Democracia Participativa”, realizado online, que propiciou uma reflexão sobre “O que faz falta no meu concelho?”, possibilitando a apresentação de ideias para uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Posto isto, os jovens efetuaram uma votação nos projetos demonstrados, que foram, posteriormente, verificados e feito um ranking das cinco propostas mais solicitadas. Revelou-se uma atividade de sensibilização extremamente enriquecedora, que contou com o espírito crítico e interventivo dos nossos jovens.

    foto
    No dia 20 de outubro de 2020, a turma do 12.º ano do curso de Técnico de Maquinação e Programação CNC participou na IV Conferência Internacional “Caminhos a Seguir”, na oficina temática “Sou jovem e quero construir um mundo à minha imagem”, em formato digital. Esta oficina contou com a apresentação de exemplos de processos de participação pública ligados ao voluntariado nacional e internacional destinados em exclusivo a jovens, proporcionando aos formandos momentos de interação e intervenção comunitária, tendo a oportunidade de colocar questões em tempo real, promovendo, assim, a reflexão sobre problemáticas transversais à nossa sociedade. Os jovens demonstraram um enorme regozijo pela oportunidade de escutarem testemunhos fortemente inspiradores e manifestaram um grande entusiasmo pela dinâmica implementada.

    No seguimento da exploração da temática “A Democracia”, no dia 21 de outubro de 2020, os formandos do 10.º ano das turmas de Aprendizagem tiveram a oportunidade de participar no “VI Curso Breve de Cidadania Local”, pela plataforma Zoom, ministrados pelos Professores de Direito da Universidade do Minho, António Cândido de Oliveira e Hugo Flores da Silva. O orador incidiu o seu discurso na explanação do “Manual Breve de Cidadania Local”, promovendo a reflexão em relação a questões relacionadas com o Estado de Direito Democrático, reforçando, assim, as aprendizagens curriculares e a apreensão efetiva de conceitos fulcrais para a vida em sociedade. Como complemento a esta sessão, os nossos jovens usufruíram da visita à Exposição dedicada ao “Manual Breve de Cidadania Local”, localizada no bonito jardim interior das instalações do CENFIM, que pretendeu capacitar os cidadãos sobre os seus direitos e deveres, com o intuito de desenvolver uma comunidade mais esclarecida e, consequentemente, mais participativa.

    foto
    Numa vertente lúdica e continuadamente didática, os formandos do 12.º ano da área de Manutenção Industrial foram convidados a “viajar pela Europa”, através de um “Jogo de tabuleiro”, de grandes dimensões. Uma oportunidade única de testarem os seus conhecimentos, numa atividade dinâmica de promoção do trabalho em equipa.

    No encerramento das atividades comemorativas, no dia 30 de outubro os estudantes foram convidados a participar numa atividade artística dedicada ao tema “Reality Net”, pelo grupo teatral “Cabeças no Ar e Pés na Terra”. Um espetáculo online que permitiu ao espetador intervir na construção dramatúrgica através das suas escolhas democráticas, levantando questões relacionadas com a nossa vida participativa e com as consequências das nossas decisões e ações.

    foto
    Estas iniciativas de educação para a cidadania assumiram, sem dúvida, um papel de inegável relevo no contributo para a formação de cidadãos responsáveis, autónomos, solidários, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].