Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2020

    SECÇÃO: Destaque


    Escola de Segunda Oportunidade de Valongo celebra 1.º aniversário

    foto
    No passado dia 4 de novembro, a Escola de Segunda Oportunidade de Valongo (E2OV) realizou em ambiente virtual o evento comemorativo do primeiro ano de funcionamento. O aniversário aconteceu num formato online, com as intervenções, na sessão de abertura, a cargo do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, do presidente da direção do Centro Social de Ermesinde, Henrique Rodrigues, e da diretora do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Ana Maria Cortez, que no conjunto apontaram a importância desta resposta no combate ao abandono escolar precoce no concelho de Valongo. Albertina Alves, diretora do Centro de Formação do Centro Social de Ermesinde, numa resenha sobre o percurso que o Centro Social tem feito há três décadas, contextualizou o caminho que foi feito, embora na tónica do combate à exclusão social dirigido também aos mais novos. Florentino Silva, coordenador pedagógico da escola, fazendo as honras da comemoração, salientou a constituição da E2OV no dia 14 de outubro de 2019, com a assinatura do protocolo entre o Ministério da Educação, a Câmara Municipal de Valongo, o Agrupamento de Escolas de Valongo e o Centro Social de Ermesinde, como o marco oficial do aniversário - lembrou que por razões sanitárias com a pandemia, o evento foi adiado. Reforçou a ideia de que esta escola foi uma criação conjunta, comunitária, lembrando o que há de melhor nas cidades educadoras: a criação coletiva do espaço da educação. Apontou que no processo de criação foram várias as instituições que se juntaram à nobre tarefa de não deixar ninguém para trás. Concretizando, referiu, «que a promoção da igualdade de oportunidades é um desígnio constitucional, e que aqui, em Valongo, projetamos na vida concreta da comunidade, através da E2OV». Evidenciou ainda que a E2OV tem a vocação de combater o absentismo e o abandono escolar precoce, promovendo o êxito escolar e reintegrando os jovens nos processos de educação e formação, rematando citando Nelson Mandela: “a Educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o Mundo”.

    No alinhamento, seguiu-se a apresentação do relatório crítico da E2OV por parte de Eunice Macedo, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com um enquadramento do processo e do contexto em que a observação participada na turma “Bora Lá!” decorreu e de que resultou uma avaliação do primeiro ano. Como referia a coordenadora da equipa de investigadores, o trabalho de investigação, constituiu, «em si, uma viagem entre a estranheza e incerteza e o traçar de relações de maior familiaridade e busca de uma intervenção com sentido e consentida, em busca de enamoramento e amor», num conjunto de 24 jovens e a equipa técnico-pedagógica que passou pela escola. Na comemoração, houve ainda o momento da E2OV publicar as “Malas do mundo: portefólio 2020”, sob a coordenação do professor Pedro Casal – diretor de turma “Bora Lá!” –, em que se fez um registo na primeira pessoa dos autores de uma viagem curricular e pedagógica alternativa, inscrita para memória futura.

    No último bloco, interveio o diretor da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, professor Luís Mesquita, e atual representante da rede nacional da Educação de Segunda Oportunidade, que deu os parabéns e reconheceu a importância da escola no contexto do combate ao abandono escolar precoce, localmente, como nacionalmente, salientando a necessidade do esforço coletivo no combate às baixas qualificações e consequentemente à exclusão social. Rematou referindo a necessidade de se constituir as Escolas de Segunda Oportunidade como uma reposta pública de educação.

    A Delegada Regional do Programa Escolhas, Salete Lemos, felicitou a escola e salientou a importância dos percursos escolares alternativos que vão ao encontro da missão do Escolhas, e que são “uma janela aberta” para a construção de projetos de vida dos jovens em situação de exclusão social, e por isso a E2OV é um motivo de esperança, rematou. Sérgio Garcia, um dos elementos da equipa da escola, com responsabilidades na organização dos percursos para os jovens adultos, com baixa escolaridade, refere a urgência em se encontrar um espaço dedicado à escola, para que se garantam as condições essenciais à realização das atividades da E2OV.

    Para terminar, o vereador da Educação da Câmara de Valongo, Orlando Rodrigues, deu os parabéns à escola, evidenciando a sua importância no concelho. Reconheceu a relevância dos últimos três anos, envolvidos com o Centro Social de Ermesinde em reuniões com o município de Matosinhos e a E2OM, sobre as práticas de funcionamento, modelo que servisse à preparação da criação da E2OV, vontade reforçada em 2019, pelo Despacho n.º 6954. Referiu ainda que Valongo precisa desta resposta para a inclusão dos jovens no sistema de educação, fora dos percursos normais de ensino, manifestando a sua preocupação sobre o número de jovens que se perdem na malha da sinalização e que por isso representam um problema que não se deverá deixar para mais tarde resolver, finalizando com a ideia de que «Valongo não está fora desta necessidade» do combate ao abandono escolar precoce e à exclusão social dos jovens.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].