Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2020

    SECÇÃO: Destaque


    Autarquia cancela todas as atividades de animação da quadra natalícia, mas vai manter a iluminação natalícia e reforça apoio socioeconómico

    Foto ARQUIVO AVE
    Foto ARQUIVO AVE
    A Câmara Municipal de Valongo anunciou neste mês de novembro que irá cancelar todas as atividades de animação da quadra natalícia e das Aldeias de Natal (num valor que em 2019 totalizou 75.000 euros), mas vai manter a iluminação natalícia do concelho e vai reforçar o apoio socioeconómico aos mais frágeis.

    «Nestes tempos tão atípicos e difíceis é nossa missão manter acesa a Esperança, preservando simultaneamente a saúde das pessoas e da economia local, e por isso este ano não haverá aldeias de Natal, nem concertos ou outras atividades típicas desta quadra. Mas não podemos desligar o Natal, temos de saber festejar em segurança, e vamos fazê-lo com um grande “abraço de luz” nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado. Vamos ter a melhor iluminação natalícia de sempre, para alegrar as nossas gentes e as nossas freguesias, investindo a três anos e dessa forma reduzindo os encargos anuais, para dar um forte sinal de esperança ao nosso comércio local, um dos setores mais afetados pela pandemia», assumiu o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

    Em comunicado a autarquia refere que «além da aposta na decoração natalícia em todas as freguesias do concelho, tendo especial incidência nos eixos centrais de Ermesinde e Valongo onde se concentra mais de 70% do comércio local, o autarca revelou que os apoios à economia local incluem a suspensão do pagamento dos parcómetros, a manutenção da isenção de pagamento das taxas de esplanadas em 2021, o reforço da linha de informação e apoio aos comerciantes locais sobre medidas nacionais de apoio ao setor do comércio, e o lançamento de uma forte campanha concelhia de apelo à compra no Comércio Local em todas as cinco freguesias do município».

    «Com as verbas não utilizadas da animação natalícia, haverá um reforço do Fundo de Emergência Social para os 150.000 euros (o dobro em relação a 2019). Vamos aumentar também as ajudas à rede de Apoio Sócio Económico do Concelho de Valongo que terá ainda mais capacidade e força para ajudar os mais frágeis», adiantou o Presidente da Câmara de Valongo, apelando a que «os mais fortes continuem a ajudar a comunidade nesta missão tão nobre e importante de interajuda, identificando junto da rede quem necessita e muitas vezes se inibe de pedir ajuda».

    «No que depender deste executivo, ninguém ficará para trás. Este ano já gastámos aproximadamente um milhão e meio de euros em medidas e apoios devido à Covid-19 e no próximo ano vamos continuar a gastar o que for necessário para vencer esta pandemia, mas não podemos permitir que esta doença se torne ainda mais nefasta do que já é, e nos mergulhe na escuridão e no medo. Temos de continuar a Resistir ao Vírus, demonstrando que com todos os cuidados e cumprindo as regras de saúde pública mantemos a nossa vida individual e coletiva com esperança no futuro», disse José Manuel Ribeiro.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].