Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2020

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Câmara concede apoio de 180.000 euros a 31 associações/clubes do concelho

    O ERMESINDE SPORT CLUBE 1936 É UMA DAS 31 ASSOCIAÇÕES/CLUBES BENEFICIADOS
    O ERMESINDE SPORT CLUBE 1936 É UMA DAS 31 ASSOCIAÇÕES/CLUBES BENEFICIADOS
    A Câmara Municipal de Valongo aprovou no dia 6 de novembro em reunião pública do Executivo a proposta de celebração de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para a época 2020/2021. 180.000 euros é o valor global que a autarquia vai atribuir a 31 associações/clubes do concelho.

    «A promoção e apoio ao Desporto, consubstanciado na criação de condições de prática desportiva, são uma das competências das Autarquias na prossecução dos interesses próprios comuns e específicos dos munícipes. As Associações/Clubes desempenham uma utilíssima função social, sendo de realçar a sua inestimável contribuição para o desenvolvimento do desporto em especial das camadas jovens, bem como para o lazer e ocupação dos tempos livres das populações. Dotar Associações/Clubes com meios e recursos que viabilizem as suas atividades e que permitam a concretização de iniciativas e projetos de interesse comunitário, confere às entidades beneficiárias responsabilidades acrescidas em relação à comunidade desportiva do seu concelho e uma efetiva garantia de regular o cabal desempenho. Compete, pois, ao Município estruturar as condições dessa participação, numa inequívoca vantagem de garantir uma mais eficaz lógica e transparente mobilização dos recursos com vista à sua otimização», podia ler-se na proposta apresentada na referida reunião.

    Os clubes/associações que vão beneficiar do apoio são os seguintes: Atlético Clube Alfenense; Associação Desportiva de Valongo; Clube Desportivo Palmilheira; Clube Desportivo de Sobrado; Clube de Natação de Valongo; Clube Propaganda de Natação; Associação de Taekwondo Estrelas do Susão; Associação Clube Zupper; Ermesinde Sport Clube 1936; Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo; União Desportiva Recreativa e Cultural da Bela; União Desportiva Valonguense 1937; Núcleo Desportivo do Colégio Ermesinde; Grupo Dramático e Recreativo de Retorta; Clube de Ténis de Ermesinde; Futebol Clube Estrelas Susanenses; Associação Desportiva e Recreativa da Gandra; Clube Karaté de Alfena; CKBD - Clube de Karaté Budo Dojo; Associação Social Cultural de Sobrado; Associação Centro Social Figure Skating (CSPA); Clube de Karaté de Valongo; Centro Social e Paroquial de Alfena – Hóquei; Associação de Taekwondo de Valongo; Inteligência Corajosa – Associação de Desportos de Combate; Academia de Formação Equestre e Hipoterapia de Valongo e Campo; Sporting Clube de Campo; Associação Defesa Pessoal de Alfena – ADPA; Clube Praticantes Atletismo “Os 5 à Hora”; Associação Tradicional Hanguk Moo Sool – ATHMS; Associação Recreativa e Cultural da Azenha – ARCA.

    COMPARTICIPAÇÃO DE 12.000 euros

    NA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

    Ainda nesta mesma sessão pública a autarquia aprovou um protocolo de colaboração com a Associação Dignitude no âmbito do programa “Vacinação SNS Local” e que visa comparticipar com 12.000 euros a vacinação contra a gripe aos cidadãos com mais de 65 anos. A proposta apresentada na reunião explica que «o Ministério da Saúde lançou às farmácias o desafio de vacinar contra a gripe, pelo menos 150.000 portugueses com mais de 65 anos, em condições de igualdade com os centros de saúde - iniciativa designada por “Vacinação SNS Local”. Esta iniciativa apela à colaboração das Câmaras Municipais no sentido da comparticipação da administração das vacinas à população em causa. (...) Neste sentido, foi elaborado o protocolo de colaboração entre a Associação Dignitude e o Município de Valongo, com vista à operacionalização do Programa “Vacinação SNS Local” no concelho de Valongo. (...) O Município obriga-se a comparticipar o preço da administração de vacinas contra a gripe por farmácias comunitárias realizada ao abrigo deste protocolo. O Município comparticipará, em regime de complementaridade com a Dignitude, 90% do preço da administração de vacinas contra a gripe a beneficiários do Programa “Vacinação SNS Local”, por farmácias comunitárias, realizada nos termos deste protocolo, até um valor máximo de 2,25 euros/ato. Para o efeito terá de ser cabimentado o valor de 12 000,00 euros com base no número estimado de 5000 beneficiários». Para o efeito, os beneficiários «podem escolher a farmácia aderente», necessitando, apenas, como identificação «do número de utente do Serviço Nacional de Saúde», lê-se ainda no protocolo.

    PROTOCOLO ENTRE A AUTARQUIA

    E O CPN PARA PROMOVER DESPORTO NAS ESCOLAS

    Também aprovado nesta sessão camarária foi o protocolo entre a autarquia e o CPN no âmbito do projeto “O Desporto vai à Escola”.

    Este projeto, promovido pelo Município de Valongo, visa incentivar a prática desportiva, a atividade física e o combate à obesidade, através da prática de uma modalidade desportiva, nas escolas com Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na proposta apresentada podia ler-se que «no presente ano letivo aderiram ao projeto os Agrupamentos de Escolas de Vallis Longus, o Agrupamento de Escolas de Campo e o Agrupamento de Escolas S. Lourenço. Nos Agrupamentos de Escolas de Vallis Longus e Campo o projeto é desenvolvido, mediante o estabelecimento de um protocolo quadripartido entre as direções dos Agrupamentos de Escolas, o Município de Valongo e o Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo. No Agrupamento de Escolas S. Lourenço, à semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, o CPN está disponível para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, implementando atividades de promoção de basquetebol naquele agrupamento de escolas. Estas atividades envolvem 28 turmas de 1.º Ciclo e 12 grupos de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, no total de 40 turmas/grupos, nas 5 escolas do referido agrupamento. Para a implementação do projeto nos moldes propostos, o Município de Valongo contribui com a quantia de 4500 euros, de modo a fazer face aos custos do projeto e garantir a sua boa execução».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].