Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2020

    SECÇÃO: Últimas


    Bloco de Esquerda de Valongo alerta poder autárquico para a necessidade de reforço das medidas de apoio à população

    foto
    O Bloco de Esquerda de Valongo, nas recentes Assembleias de Freguesia de Valongo e Ermesinde, assim como na Assembleia Municipal de Valongo realizada no dia 30 de setembro, alertou o poder autárquico para a necessidade de reforço das medidas de apoio à população.

    Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social os bloquistas dizem o seguinte: «Porque entendemos que as autarquias são o primeiro interlocutor entre o estado e os cidadãos, entendemos também que as autarquias têm uma importância ímpar na melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

    Desta forma, o Bloco de Esquerda Valongo aponta caminhos às autarquias locais, para que orientadas na eficiência e na eficácia, seja defendido o interesse geral, no respeito pelos direitos humanos, pela diferença e pela não discriminação dos seus munícipes.

    Assim, na base de satisfação de um conjunto de necessidades básicas, o Bloco de Esquerda Valongo defende que o poder local deve ter especial atenção também à mobilidade, pois é na capacidade de mobilidade que os cidadãos podem, ou não, aceder e usufruir das suas necessidades básicas, como acesso à saúde, educação e outros serviços básicos.

    São vários os locais no município de Valongo que não têm transporte público, agravado pela maior concentração de pessoas idosas ou desfavorecidas nesses mesmos lugares. Assim, o Bloco de Esquerda de Valongo defende que para além do município desenvolver esforços para o reforço das linhas de transportes públicos existentes, deve criar um serviço que sirva as populações e lugares sem qualquer oferta.

    O Bloco de Esquerda de Valongo, entende que a autarquia tem a responsabilidade social de colmatar estas necessidades. Pode criar um circuito que ligue vários pontos das freguesias a serviços públicos e locais de interface com os transportes públicos existentes e, em complemento, criar um serviço porta a porta, com regulamento próprio, que possibilite a pessoas idosas ou com comprovada mobilidade reduzida, com marcação prévia, a deslocação aos serviços públicos básicos, como Centro de Saúde, Farmácia, Loja cidadão, etc.

    Da intervenção dos eleitos autárquicos pelo Bloco de Esquerda, destaca-se também o alerta para o estado da educação no município. Aguardamos a apresentação da revisão da Carta Educativa Municipal, assim como esclarecimentos acerca das obras na Escola EB 2/3 Vallis Longus e Escola Secundária de Valongo, e também sobre o processo de apoio à constituição da Escola Segunda Oportunidade de Valongo, possibilitando a integração da diversidade cultural dos públicos que a procuram, prestando também especial atenção quer aos jovens em abandono precoce. Por fim, saber o ponto em que se encontra a intervenção nos espaços públicos, com especial exposição nos problemas de limpeza e manutenção do Parque Socer, em Ermesinde».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].