Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2020

    SECÇÃO: Opinião


    foto

    Fake News e Ciberpopulismos – Responder com Cultura e outra literacia mediática (parte 2)

    3. OUTRA LITERACIA - NOVO MODELO DE MEDIÇÃO

    foto

    Este número apresenta passagens rápidas do modelo de mediação apresentado na tese de doutoramento defendida na FCSH/UNL em 23 de janeiro de 2006, adaptada a livro publicado em dezembro de 2016 pela Editora CRV, Curitiba/Brasil, Estratégias de Comunicação para reduzir a Incerteza em situações complexas de Decisão.

    Do diagrama, publicado na edição anterior, e que surge na capa do livro acima referido, salientam-se Critérios Epistémicos, paradigma vital para melhorar a comunicabilidade. Quem terá interesse no nosso trabalho, nos nossos desabafos, nas nossas meditações? Quais os sistemas ou agentes mais capazes de os comunicar? Que pessoas e meios estão em condições de ajudar a alterar comportamentos?

    O modelo constrói-se com Teoria da Argumentação, Pragmática, Técnica, Relação Sistema/Meio (improbabilidade da comunicação) e Critérios Epistémicos. A sua aplicação faz-se em qualquer assunto interligando os cinco paradigmas de competências de diferentes. No diagrama constitui-se um espaço (triângulo central), sugerindo a exigência de mínimos comuns de competência. Ao conjunto sobrepõem-se, numa espécie de coroa circular de valores e atitudes, conceitos a seguir na comunicação: Aprendizagem; Partilha; Coerência; Verdade e Eficiência.

    No projeto de comunicação baseado no diagrama funcional jogam-se esferas de competências em todos os aspetos das mais diversas atividades humanas não se aplicando apenas à gestão e liderança.

    * Critérios Epistémicos - O processo argumentativo desenvolve-se demonstrando que uma correta compreensão do discurso e das crenças do autor provoca no auditório a sensação de que a maior parte daquilo que exprime é verdade, deve ser aceite e provocar alterações de comportamento (mudanças) nos auditores. A orientação epistemológica da causalidade desenvolve-se no ambiente argumentativo, seu estatuto, seus poderes e articulação da verdade com o racionavelmente aceitável.

    * Teoria da Argumentação - O autor tem de se fazer compreender. A argumentação provoca, ou aumenta, a adesão do auditório. A ligação espiritual entre os interlocutores é vital para comunicação correta. A organização dos discursos ajuda a criar consensos. Na sequência do contexto comunicativo, hábitos e conhecimento do auditório, a intervenção é preparada analisando os seus limites, temporal, social, económico e psicológico, face à quantidade e qualidade dos argumentos.

    * Na Pragmática os conceitos e metodologias a salientar situam-se num processo comunicativo orientado para as consequências e para os efeitos das ideias. Falar é agir, ao falarmos provocamos sentimentos, pensamentos e comportamentos. A pragmática é um processo privilegiado na interlocução livre, provoca entendimento recíproco.

    * Técnica - A natureza cultural da evolução técnica recomenda que se aproveitem as potencialidades dos interlocutores, quer venham da experiência teórica quer da prática. Aderimos à revolução digital usando telemóveis, computadores e milhares de sistemas digitais, mas importa contrariar mentalidades tecnocráticas através de melhores ligações humanas e mais atividades corporais em termos de exercício físico, afetos e amizades.

    * Relação Sistema/Meio - Na teoria sistémica tradicional o todo era formado por partes reunindo qualidades não assumidas em cada uma. Na nova teoria as estruturas e processos só são possíveis em relação a certo ambiente. Os sistemas são objetos que criam e regulam relações sendo a sociedade capaz de as produzir, sendo a comunicação dispositivo de autorregulação. A sua improbabilidade acontece em três níveis: falta de compreensão; dificuldade de receção por razões de espaço, tempo e diversidade de interesses; resistência à aceitação do conteúdo; dificuldade em conseguir mudanças.

    4. EXPERIÊNCIA E PODER FAZER

    Este registo dinamiza mudanças no alertar para a diferença entre conhecimento e experiência, esta exige envolvimento na repetição de casos isolados, de trabalhar alguma coisa, fazer, como é vital no trabalho jornalístico. A experiência não se pode obter com base em posições seguras, temos de nos deixar envolver, de assumir novas e inesperadas situações, estar abertos aos desafios que nos fazem, ao que possa aparecer, tem de haver ousadia, atitudes inovadoras, disposição para a obter uma vez que enfrenta perigos e causa dor.

    A experiência deve ser avaliada para se transmitir com êxito. Na liderança os pormenores e a inovação contam: reunião antes da reunião; assunção de outros processos; valorização dos aspetos relacionais e posicionais, supervisão e controlo.

    Nos contextos de Portugal e da União Europeia, o “poder diluído” afeta os interesses de utilizadores quer de bens, quer de ideias, integrando-se nas organizações e no processo decisório. Ao longo dos anos a realidade social, o pensamento ocidental, orientou-se numa cronologia numérica e linear ao redor de três tempos: longo (época); cíclico (ondas/períodos) e curto (acontecimentos). A panóplia de comunicabilidade, conseguiu converter a História e a Democracia valorizando um quarto espaço (não geográfico, não está em qualquer lugar) e de um quarto tempo (não cronológico), criando-se um sistema novo de relação. Hoje o espaço é um sítio integrado numa rede onde qualquer ser humano (ainda ficamos pelo humano) pode trabalhar (construir) o seu mundo interligando o fisiológico com o virtual.

    5. ALGORITMO – ADAPTAÇÃO DO MÉTODO PERT

    Neste artigo onde se pretende apontar razões para outra forma de trabalhar por parte dos jornalistas e sugerir mudanças de comportamento face aos utilizadores dos media, destaca-se que há muita informação adquirida através de dois outros canais fora da lógica dos media. Um sendo blogues ou websites, web semântica, revolução digital e inteligência artificial, o outro assume-se na capacidade dos algoritmos reconhecerem os gostos e as disponibilidades do utilizador.

    Na dinâmica baseada em algoritmos recorda-se a existência de outra forma de trabalhar tendo em vista criarmos nós próprios organizações de trabalho interligadas com os canais agregadores de conteúdos. A proposta consiste na apresentação duma espécie de algoritmo para executar tarefas e enfrentar questões utilizando uma adaptação do modelo PERT como instrumento de planeamento e controlo. No projeto de comunicabilidade (baseado no diagrama funcional) interliga-se a esfera de conhecimentos, práticas e competências, com a programação de tarefas para realizar determinada obra, projeto ou ideia, preparando em representação gráfica, tarefas (atividades), acontecimentos e tempo expresso, caso a caso, em horas, dias, semanas meses ou anos.

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    António Pena*

    *1 Coronel do Exército (TecnManTm), em situação de reforma (84 anos); doutorado em Ciências da Comunicação [FCSH/UNL (jan2006)]; membro emérito do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT)/Universidade Lusófona (filiação institucional). Agradecemos esta sua colaboração em exclusivo para o jornal “A Voz de Ermesinde”.

    NOTA: O CORONEL PENA ENTRE OS FINALISTAS DE UM CONCURSO DE ÂMBITO EUROPEU

    O nosso colaborador foi uma das 150 pessoas que disse “sim” à iniciativa da representação da União Europeia em Portugal, cujo desafio era: “Que propostas faria e que temas teria como prioridades se fosse o/a Presidente da Comissão Europeia?” Lançado com o Hackathon #SOTEU, decorreu online entre os dias 19 e 21 de agosto último, tendo 10 finalistas, entre os quais o Coronel Pena, que foi o concorrente com mais idade, conforme se pode ler no JN, de 20 de agosto, que dedica a este assunto quase toda a sua página 9.

    O coronel Pena que aos 18 anos era o militar mais jovem do Batalhão Expedicionário Vasco da Gama que, em 1954, seguiu para a Índia Portuguesa, escolheu falar do assunto que conhece bem: a defesa. Propôs, nesta matéria, um projeto inovador, defendendo que a UE, em matéria de segurança e defesa, constitua umas “Forças Armadas Europeias Comuns”. Parabéns coronel pela sua energia e intervenção atenta e cívica nos assuntos de interesse nacional e europeu.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].