Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2020

    SECÇÃO: Cultura


    MIT de 2020 prestou homenagem ao teatro internacional

    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Fotos ALBERTO BLANQUET
    A crise pandémica que nos atormenta por estes dias até pode ter impedido que tivéssemos contacto com o melhor teatro que se faz além fronteiras, mas não nos tirou o prazer e o privilégio de assistir a bons momentos na arte da representação no mês de setembro. Em poucas palavras esta foi a nossa impressão da 23.ª edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT) que decorreu no Centro Cultural de Campo entre os dias 17 e 19 do citado mês. Não querendo fugir da sua essência a MIT deste ano fez uma bela homenagem ao teatro internacional.

    Dessa forma, a companhia ENTREtanto Teatro – que a par da Câmara de Valongo co-organizou um ano mais a Mostra - produziu três espetáculos com texto e encenação de Júnior Sampaio, tendo como tema principal a dramaturgia internacional. Em palco estiveram reunidos vários mundos diferentes, tendo os espectadores podido apreciar alguns dos textos mais conhecidos do teatro internacional. Grécia, Alemanha, Rússia, Suécia, Espanha, Brasil, Itália e Portugal uniram-se em Campo numa só voz através de alguns dos seus mais conceituados autores com a missão – bem cumprida – de difundir e homenagear o teatro.

    foto
    O nosso jornal esteve na noite de abertura desta MIT de 2020, testemunhando o que há muito já sabe: o enorme talento que o Diretor Artístico do ENTREtanto Teatro, Júnior Sampaio, possui. Ele que deu vida à personagem de um velho pescador apreciador do néctar de Baco que de voz “enrolada” foi divertindo os presentes com as histórias em torno da... história do teatro. Um pescador que “pescou” histórias, “pescou” conhecidos dramaturgos da história do teatro, “pescou”... teatro.

    Ao longo de aproximadamente uma hora foi possível assistir a bons momentos de teatro de improviso, interativo e simultaneamente documental. Talentoso e merecidamente aplaudido foi igualmente o desempenho das três atrizes (Laura Ferreira, Mariana Santos e Sofia Príncipe) que nesta primeira noite trouxeram para o palco excertos de peças de três famosos dramaturgos, nomeadamente o italiano Luigi Pirandello (cuja obra “Seis Personagens à Procura de um Autor” foi aqui recordada), o alemão Georg Buchner (que nesta Mostra foi recordado com a peça “Woyzeck”), e o grego Sófocles (com a sua célebre tragédia grega “Antígona”).

    foto
    Foi neste mesmo registo de representação que seriam “pescadas” nas duas noites seguintes histórias de outros notáveis dramaturgos internacionais oriundos do Brasil, Espanha, Rússia, Suécia e Portugal naquela que nunca é por demais repetir foi uma bela homenagem ao teatro internacional com o selo de qualidade habitual do ENTREtanto Teatro.

    foto
    .

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].