Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2020

    SECÇÃO: Últimas


    foto

    Começa em Valongo a maior competição nacional de aplicações criada por jovens

    A maior competição nacional pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais está de regresso e arranca a Norte, em Valongo, e a Sul, em Oeiras.

    Os Encontros Regionais da 6.ª Edição do Apps for Good acontecem já esta quarta-feira e sexta-feira, dia 1 e 3 de julho, e serão, pela primeira vez, totalmente online devido ao contexto atual da pandemia provocada pelo Covid-19. A organização adianta ainda que «de um total de 90 equipas de jovens entre o 5º ano e o 12º ano que vão participar e demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais, serão escolhidas 20 finalistas que estarão presentes no Evento Final em Lisboa a 17 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian».

    Os responsáveis pelo evento acrescentam que «o primeiro Encontro Regional no dia 1 de julho contará como oradores, que estarão presentes em estúdio a acompanhar o evento, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Valongo, Orlando Rodrigues, o Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso, e o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo».

    O estúdio está montado no Fórum Cultural de Ermesinde.

    Informam ainda que «entre os elementos do júri que vão selecionar as equipas finalistas estarão representantes dos parceiros do Apps for Good, entre os quais a Câmara de Valongo e de Oeiras, Direção-Geral da Educação, .PT, Fundação Calouste Gulbenkian, Synopsys, BNP Paribas, REN, Fundação Altice, IBM, Galp e Fundação Stavros Niarchos, entre outros.

    Durante o momento de deliberação do júri, entre as 16h15 e as 16h45, estarão à conversa no estúdio com Filipe Almeida, Presidente da Iniciativa Portugal Inovação Social, Diogo Sousa da GALP e Bárbara Gonçalves do BNP Paribas, enquanto Experts do programa e ainda, João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal a contar já algumas novidades para a 7ª Edição do programa».

    «Entre as 90 equipas de alunos e professores que vão estar em competição estão aplicações como a ‘SandSpace', aplicação que permite indicar e saber os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país, a ‘IEVA’, uma plataforma de ajuda para os jovens estudantes na procura do primeiro emprego, a ‘ISPI’, que pretende ajudar e incentivar a 3ª idade a utilizar as novas tecnologias, a ‘Amigo de 4 Patas’, que pretende reduzir o número de animais abandonados ao reunir as instituições nacionais, entre outras. Além das aplicações finalistas, será ainda entregue o Prémio do Público à solução que conseguir mais votos em cada um dos eventos, sendo que a votação começa hoje e decorre até ao dia do evento, recomeçando nesse dia e terminando dia 3 para o prémio do Publico do Encontro Regional Sul», diz a organização.

    Para assistir e acompanhar online os Encontros Regionais totalmente virtual da 6ª Edição do Apps for Good em Portugal basta fazer a inscrição no Encontro Regional Norte – 1 julho aqui: https://cdi.org.pt/encontro-regional-valongo-6a-edicao/ - e a inscrição no Encontro Regional Centro-Sul, 3 julho, aqui: https://cdi.org.pt/encontro-regional-oeiras-6a-edicao/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].