Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2020

    SECÇÃO: Destaque


    Requalificação do Pavilhão da Bela vai avançar

    IMAGEM 3D CMV
    IMAGEM 3D CMV
    Na primeira reunião pública presencial do Executivo da Câmara Municipal de Valongo (CMV) dos últimos cerca de três meses, após o Estado de Emergência “imposto” pela pandemia, Ermesinde foi brindada com uma boa notícia. E uma boa nova que foi dada precisamente na nossa Cidade, já que esta reunião – realizada a 4 de junho - teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde, e que se prende com a reabilitação/requalificação do Pavilhão da Bela. A adjudicação da obra foi aprovada por unanimidade na sessão camarária, obra que implica um investimento municipal de aproximadamente 1 milhão de euros. As obras deverão ser consignadas até ao final do mês e o prazo de execução é de 270 dias.

    «Finalmente vamos começar a reabilitação do Pavilhão da Bela, que vai ser dotado de condições modernas e adequadas para a prática desportiva», começou por dizer o presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, acrescentando que “vai ficar uma obra espantosa». Disse ainda que «em boa hora chegamos a acordo com a Junta de Freguesia de Ermesinde que cedeu ao Município a propriedade deste equipamento que depois de reformulado vai ficar ao serviço de toda a comunidade que há muito reclamava um espaço digno para a prática desportiva», afirmou o autarca nesta primeira reunião pública de câmara pós Estado de Emergência, como já foi dito e que se realizou no Fórum Cultural de Ermesinde para garantir as medidas de segurança necessárias para prevenir a Covid-19.

    foto
    Por sua vez, Paulo Esteves Ferreira, o vereador das Obras Municipais e que também tem a seu cargo o pelouro do Desporto, lembrou que este pavilhão não reunia as condições para a prática desportiva e agora com esta reabilitação Ermesinde e o concelho vão ser dotados de um novo espaço desportivo que, segundo o vereador, é bem preciso, «porque nós temos, felizmente, muitas associações desportivas, todas elas com uma dinâmica ímpar e até de louvar, e nós não temos espaços suficientes para tantas horas que nos são requeridas. E finalmente, vamos avançar com esta reabilitação que dotará aquele espaço de todas as condições modernas e necessárias para a prática desportiva, mas que também vai dar um novo alento àquela zona da Bela, porque além da reabilitação do pavilhão teremos a reabilitação daquela praça em frente (ao pavilhão)».

    O vereador recordou ainda que o concurso para a empreitada ficou deserto por duas vezes. «Finalmente conseguimos à terceira. Tivemos 26 concorrentes, quando nas outras duas não apareceu ninguém». Refira-se que o concurso foi ganho pela empresa Empribuild, Ld.ª, sendo o contrato a celebrar «pelo valor de 925.834,96 euros, o qual se situa 10,11% abaixo do preço base», lia-se no documento disponibilizado pela autarquia.

    IMAGEM 3D CMV
    IMAGEM 3D CMV
    Paulo Esteves Ferreira frisou também que o Concelho de Valongo é «o segundo melhor município da Área Metropolitana do Porto em termos de execução de fundos comunitários, e isso deve-se muito à equipa extraordinária que temos na CMV, mas igualmente ao facto de que também somos muito resilientes e quando nos dizem não aos projetos nós não desistimos», salientando ainda que esta obra «sai do orçamento municipal. É uma opção política. É uma boa opção que a Cidade de Ermesinde e o concelho já estavam a precisar e portanto é com muito agrado que finalmente a obra vai avançar», concluiu o vereador.

    As obras no Pavilhão da Bela incluem a construção de novos balneários e a reformulação integral do recinto desportivo que passará a permitir a prática de diversas modalidades desportivas, designadamente futsal, andebol e basquetebol, salienta a autarquia.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].