Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2020

    SECÇÃO: Local


    46.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

    Ermesinde não esqueceu o 25 de Abril num tempo em que... a liberdade é tão desejada!

    Fotos JFE
    Fotos JFE
    Em tempos de pandemia, a Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) celebrou o 46.º aniversário do 25 de Abril de uma forma diferente.

    «Vivemos tempos atípicos. Mas não podemos deixar de comemorar o dia 25 de Abril, pois trata-se de uma das datas mais importantes da nossa História, cujo espírito, agora mais do que nunca, precisa de ser vivido», frisou a Junta na sua página de facebook nos dias que antecederam a evocação dos 46 anos da Revolução dos Cravos.

    Nessa altura encontrava-se ainda em vigor o Estado de Emergência em Portugal (que terminou, recorde-se a 2 de maio), na sequência da declaração de pandemia emitida pela Organização Mundial de Saúde e perante tal condicionalismo, a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Valongo decidiu (a 17 de abril), por unanimidade, suspender todas a atividades concelhias, religiosas, culturais, desportivas, recreativas, assim como todas as cerimónias políticas.

    foto
    E neste contexto, a JFE, suspendeu os concursos de cartazes e poesia alusivos ao 25 de Abril, que tinham nas escolas os seus principais concorrentes, cumprindo assim escrupulosamente a decisão da CMPC. Da mesma forma que foi suspensa a habitual cerimónia pública comemorativa do 25 de Abril, solenidade que costuma ser levada a efeito no Auditório e no Salão Nobre da JFE.

    Apesar de todas estas suspensões, a Junta deixou claro que não podia deixar de evocar o Dia da Liberdade. Nesse sentido levou por diante algumas ações, sendo que uma delas foi a colocação, no exterior da sua sede, de uma tela alusiva ao 25 de Abril.

    foto
    No entanto, o que mais cativou os ermesindenses, de uma forma geral, foi o pedido que a JFE fez à população da nossa Cidade: para que colocassem na janela de suas casas um cravo em flor, pintado, recortado, retirado da internet e que às 15H00 do dia 25 de Abril, da mesma janela, cantassem a “Grândola Vila Morena”, dando assim corpo ao desafio que a todos os portugueses foi lançado pela Associação 25 de Abril.

    “25 de Abril... à Janela”, assim foi denominada esta iniciativa da nossa Junta.

    foto
    Desafio, ou pedido, aceite, pois a população de Ermesinde respondeu afirmativamente ao repto lançado pela Junta e celebrou o 25 de Abril… à Janela, colocando cravos de todas as formas e feitios e cantando pelas 15h00 a segunda senha de Abril, “Grândola Vila Morena”. Na manhã do dia 25 decorreu ainda, no exterior da sede da JFE, o ato simbólico - e habitual - destas comemorações, o hastear das bandeiras, tendo sido cumpridas as normas de distanciamento social que nos são impostas pelas autoridades nacionais nestes dias de pandemia. Aqui ficam algumas imagens (da autoria da JFE) de uma comemoração... diferente. (Nota1: Atendendo a que o fecho da edição de abril aconteceu dois dias antes do 25 de Abril, trazemos para as páginas da presente edição os ecos dessas comemorações na nossa Cidade).

    Nos textos seguintes, reproduzimos ainda as mensagens/poemas (alusivas a esta comemoração) publicadas na página de facebook da JFE pelos partidos com assento na Assembleia de Freguesia de Ermesinde, bem como pelo presidente deste órgão, Josué Morais, e pelo presidente da JFE, João Morgado. Nota2: A autoria dos textos que se seguem são da responsabilidade de quem os assina. Nota3: De referir ainda que o CDS-PP, força política representada na AFE também foi por nós contactado, na pessoa do presidente da concelhia dos populares, no sentido de enviar a sua mensagem de 25 de Abril (que não se encontrava publicada juntamente com as dos outros partidos na página de facebook da Junta), mas até ao fecho desta edição - 26 de maio - nada nos chegou.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].