Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2020

    SECÇÃO: Local


    Raul Manarte no CENFIM de Ermesinde

    No passado dia 23 de janeiro de 2020, O CENFIM (Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), núcleo de Ermesinde, promoveu uma iniciativa de sensibilização para causas humanitárias, tendo como orador convidado Raul Manarte, músico, compositor, fotógrafo, psicólogo e voluntário.

    foto
    Co-fundador do grupo de percussão Be-dom, sedeado em Valongo e de grande preocupação ambiental, desde 2016, Raul Manarte desenvolve um trabalho humanitário como psicólogo, partilhando a sua experiência nas várias missões pelo Mundo, destacando o flagelo humanitário no Mediterrâneo, pela dimensão da tragédia vivida no crescente número de mortes ocorridas durante a travessia marítima e pelas condições desumanas dos campos de refugiados, que não atingem os critérios mínimos internacionais de qualidade: sobrelotados, sem água quente, a maioria das pessoas alojada em tendas inapropriadas para as alterações climáticas, provocando várias mortes por hipotermia. Na sua comunicação aos formandos do CENFIM, salientou a prevalência de problemas de saúde mental, propiciando a existência de casos regulares de agressão física e sexual e de tentativas de suicídio que atingem diversas faixas etárias, incluindo crianças com idade inferior a 10 anos.

    Para além da descrição de toda esta tragédia a ocorrer na Europa, reforçou a ideia de que qualquer cidadão pode dar o seu contributo de diversas formas, assumindo um papel ativo na sociedade. Participar em missões, efetuar donativos, doar bens, como roupa,auxiliar na promoção de ações de sensibilização são atos que podem realmente fazer a diferença e gerar a mudança. Sendo que o principal objetivo da ajuda humanitária é aliviar o sofrimento de populações atingidas, mantendo,consequentemente, a dignidade humana, salvando vidas e minimizando os efeitos secundários.

    foto
    Os(as) formandos(as) dos cursos CEF de Eletromecânica, de Manutenção Industrial, de Aprendizagem (Desenho de Construções Mecânicas, Mecatrónica, CNC, Soldadura) e dos Cursos de Especialização Tecnológica (nível 5) irão continuar a receber convidados deste cariz e a manter contacto com o Raul no sentido de desenvolver ações concretas de apoio a estas causas. Se o leitor quiser contribuir poderá obter informações através dos seguintes contactos:

    https://www.facebook.com/RaulManarteoficial/

    https://www.instagram.com/raul.manarte/

    https://www.facebook.com/hubb.humansbeforeborders/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].