Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2020

    SECÇÃO: Destaque


    Em memória de José Maria Ferreira dos Santos

    Foto ARQUIVO AVE
    Foto ARQUIVO AVE
    Apresentou-nos um amigo comum, António Cardoso do Vale, que, durante muitos anos, até ao próprio dia da sua morte, fez parte da equipa que tem dirigido o Centro Social de Ermesinde desde o fim do século passado.

    Foi o Cardoso do Vale que o trouxe para esse grupo, reforçando a ligação antiga da sua Família a esta Instituição: o Pai do Senhor José Maria Ferreira dos Santos fora fundador e dirigente da Sopa dos Pobres, origem do Centro Social de Ermesinde; e o seu Tio Domingos Santos um dos colaboradores mais duradouros e intensos deste Jornal.

    Pertencente a uma Ilustre Família da nossa terra, daquelas que desenharam a personalidade e a identidade de Ermesinde, desde muito novo interveio activamente na vida cívica e nas organizações intermédias onde pulsa a vida nas comunidades: no Ermesinde Sport Clube, no CPN, nos órgãos autárquicos e, no que aqui mais importa, no Centro Social de Ermesinde.

    Relator do Conselho Fiscal primeiro, entre 1997 e 2000; Presidente da Assembleia Geral entre 2000 e 2007 e entre 2010 e 2015, ano em que pediu para não continuar, por razões de saúde, foi nestas funções o verdadeiro e imparcial representante de toda a comunidade de associados na vida desta colectividade.

    Ia-lhe bem o cargo, quer pelas características físicas, quer morais.

    Sempre elegantíssimo, cortês, de porte distinto e erecto; e, ao mesmo tempo, fiel e inabalável nos princípios e nas convicções, era um verdadeiro senador.

    Parafraseando e adaptando o António Gedeão, “daquelas pessoas que só havia dantes …”

    Amava a vida.

    Fico a dever-lhe muito do que tem sido o rumo desta Instituição de Solidariedade – que ele insistia em designar pelo nome mais antigo de Centro de Assistência Social; e, comigo, todo este conjunto de boas vontades, de competências e de entusiasmos que conformam esta Instituição, que se curva respeitosamente perante a sua memória.

    Henrique Rodrigues

    – Presidente da Direcção do Centro Social de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].