Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2019

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Ciclo de Conferências - 1ª sessão: “História(s) da Música”

    foto
    No dia 22 de novembro pelas 18.30h realizou-se no auditório da Agrupamento de Escolas de São Lourenço a primeira sessão do Ciclo de Conferências promovido pela Equipa de Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a Equipa de Articulação, tendo contado também com a colaboração do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Esta iniciativa pretende dar resposta à ideia de que a Escola é também um espaço privilegiado, em que docentes, Encarregados de Educação, pais e auxiliares escolares possam, livremente, discutir e refletir, em conjunto, temáticas e problemáticas das várias áreas do conhecimento.

    O tema desta 1.ª Conferência abordou a História da Música pensado para todos os intervenientes do ensino Articulado da música que funciona neste agrupamento.

    O orador foi Emanuel Mesquita, professor efetivo neste agrupamento. Para além de professor de Educação Moral Religiosa e Católica, Emanuel Mesquita é também um apaixonado pela música desde a infância, quando iniciou os seus estudos musicais de piano e formação musical. Mais tarde prosseguiu-os com o pianista António Pinho Vargas de quem recebeu o gosto por outras linguagens musicais, para além das tradicionais.

    Paralelamente ao Curso de Teologia na Universidade Católica, estudou órgão de tubos com o Cónego Dr. Ferreira dos Santos e foi organista nos órgãos históricos da Sé Catedral do Porto. Fez um curso de verão em Weimar, Alemanha, de aperfeiçoamento técnico neste instrumento e frequentou outros cursos e formações nas áreas da Direção Coral e da Técnica Vocal. Dirige um coro litúrgico da Igreja da Irmandade de S. Crespim, na cidade do Porto apresentando com regularidade, desde há 36 anos, concertos de música coral sacra.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].