Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2019

    SECÇÃO: Destaque


    Câmara distinguiu associações e personalidades no âmbito do 183.º aniversário do Município

    No âmbito das comemorações do 183.º aniversário da elevação de Valongo a concelho, a Câmara Municipal distinguiu diversas personalidades e associações pelo trabalho desenvolvido em prol do Município. Nesse sentido, a autarquia atribuiu 13 medalhas nas categorias de honra, mérito cultural e valor desportivo numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho no dia 29 de novembro.

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Com a Medalha de Honra foram condecorados os antigos presidentes da câmara Fernando Horácio Moreira Pereira de Melo, Brigadeiro Aires Fernandes Martins (título póstumo) e João Moreira Dias (título póstumo) e também o sargento Gil Fernando Paiva Benido (título póstumo). Num breve registo biográfico, é de referir que Fernando Melo (ausente desta cerimónia) foi presidente da autarquia entre 1993 e 2012, sucedendo no cargo a João Moreira Dias, que foi presidente de Câmara entre 1976 e 1979, e entre 1982 e 1993. Por sua vez, o Brigadeiro Aires Martins foi edil entre 1979 e 1982. O outro condecorado com a Medalha de Honra, o sargento Gil Fernando Paiva Benido, nascido a 2 de junho de 1975, em Campo, localidade onde viveu ao longo de toda a sua vida, tendo vindo a falecer, de forma abrupta, aos 42 anos, vítima de ataque terrorista no Mali. Abraçou uma carreira no exército português, que integrou em regime de voluntariado. No exército, efetuou trajeto meritório, expresso não só nas progressões na carreira, mas também no reconhecimento público das suas competências e capacidades por parte daqueles, designadamente superiores hierárquicos, com quem privou ao longo dos anos. A sua formação e especialização, a par do talento que revelava no domínio das transmissões, da informática e eletrónica levaram-no a ser selecionado para 3 missões em que o exército português integrou missões da NATO e/ou ONU, designadamente em 2003 (Timor-Leste), 2010 (Afeganistão) e 2017 (Mali), sendo no contexto desta última que viria a falecer na sequência de ataque terrorista.

    foto
    A Medalha de Mérito Cultural foi atribuída aos artesãos do brinquedo, uma das marcas identitárias do concelho, «sendo que atualmente, existe ainda quem continue a fabricar e a preservar esta tradição com uma história cultural tão rica, motivo pelo qual, e de forma a enaltecer o seu trabalho para a preservação de uma marca tão importante o Município promoveu, pelo quinto ano consecutivo, a Festa do Brinquedo, na freguesia de Alfena, no sentido de divulgar e promover este produto. Visando a promoção e divulgação desta marca, este ano foi lançada a primeira edição do livro: “Brinquedo Tradicional Português — Uma história a descobrir no Concelho de Valongo” da autoria de Sandra Raquel Silva Rodrigues, cujos grandes protagonistas são as famílias de produtores de brinquedos tradicionais localizados desde o século XIX», regista a autarquia. A CMV refere ainda que «é intenção deste Município homenagear quem está tão intrinsecamente ligado ao brinquedo, pelo trabalho desenvolvido em prol desta marca identitária», atribuindo então as Medalhas de Mérito Cultural a: António Ascensão Tavares Carneiro, Aurélio dos Santos Ferreira (Oficina César), Joaquim dos Santos Penela, Waldemar dos Santos Penela, Adérito Ferreira Moura e Maria Augusta Glória Moura. A Medalha de Mérito Cultural foi ainda atribuída à Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de São João de Sobrado e à Banda Musical de São Martinho de Campo. Sobre a primeira entidade a Câmara lembrou que «na sequência da Moção do CDS-PP, aprovada por unanimidade em 29 de junho do corrente ano, em sessão de Assembleia Municipal, reunida em Sobrado, à qual o executivo se associou, foi deliberada a atribuição, por parte do Município de uma medalha visando enaltecer outra das marcas identitárias do município que é as Bugiadas e Mouriscadas, a qual constitui uma fonte etnográfica e cultural riquíssima. Para a preservação e promoção desta tradição secular, a Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado, tem tido um papel fulcral, trabalhando diretamente com as comissões de festas constituídas, anualmente, para levar a cabo a festa de S. João de Sobrado, apoiando-as e representando-as oficialmente. A referida associação é responsável pela organização e realização desta atividade secular na ausência de comissão de festas constituída, constituindo parcerias, angariando fundos, tendo em vista, também, a manutenção e conservação do edifício sede».

    foto
    Relativamente à Banda Musical de São Martinho de Campo, trata-se de uma instituição fundada em janeiro de 1929 e que possui largos anos de grande e destacável atividade. Possui, desde junho de 2012, o Estatuto de Utilidade Pública; em março de 2015 fundou o Espaço Musicultural de Campo (sede da Banda e escola de música); e é inúmeras vezes requisitada no concelho de Valongo para atuações nas mais variadas festividades, romarias, celebrações religiosas, concertos, etc. Em julho de 2018, participou na 13.ª edição do “Differdange International Festival for Winds” (“Festival lnternacional para Bandas Filarmónicas e Orquestras de Sopros”), no Luxemburgo, um festival com uma larga repercussão internacional e no qual a Banda conquistou um honroso 1.º lugar na categoria de Bandas Filarmónicas.

    foto
    Por fim, o Clube Desportivo de Sobrado foi distinguido com a Medalha de Valor Desportivo. Fundado a 23 de março de 1969, este clube «destacou-se durante estes 50 anos de existência fundamentalmente no âmbito desportivo, nomeadamente na modalidade de futebol». Compete nos escalões masculinos regionais, tendo um total de cerca de 140 atletas nas suas fileiras. «O Clube Desportivo de Sobrado ao longo destes 50 anos de história, da qual fizeram parte muitas disputas de futebol, com jogos que arrastavam multidões, formou, educou e criou milhares de jovens, oriundos não só do Concelho de Valongo, mas também de outras regiões do país, tendo neste percurso um papel importante na formação e desenvolvimento de todas as crianças e jovens que fizeram parte das equipas de formação deste clube», sustentou a autarquia.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].