Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2019

    SECÇÃO: Local


    Incêndio na antiga Fábrica de Sá

    foto
    Um incêndio deflagrou no passado dia 5 de julho na antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Sá. O alerta foi dado às 16H53, tendo o fogo sido combatido por 34 operacionais, com o apoio de nove viaturas.

    Estiveram envolvidos no combate às chamas as corporações dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (com 26 operacionais e sete viaturas), de Valongo (com cinco operacionais e uma viatura) e da Areosa/Rio Tinto (com três operacionais e uma viatura).

    Graças à pronta atuação dos bombeiros o fogo não alastrou para as habitações vizinhas, como se chegou a temer. As causas do incêndio foram alvo de investigação, embora tudo indica que o fogo tenha tido como origem a muita madeira que existe no interior daquele edifício devoluto.

    A centenária Fábrica de Fiação e Tecidos de Sá é um dos edifícios mais imponentes da Cidade de Ermesinde. Atualmente deixado ao abandono, aquele foi um dos complexos industriais mais antigos de Ermesinde, tendo sido adquirida por Manuel Pinto de Azevedo, em 1928, juntamente com a Fábrica de Tecidos Aliança de Rio Tinto.

    O primeiro sócio-gerente da fábrica foi Amadeu Vilar, dono e morador da “Vila Beatriz”. A fábrica fechou as portas no início do século XXI.

    FOGO EM ALFENA

    Entretanto, quatro dias volvidos, mais precisamente no dia 9, os Bombeiros Voluntários de Ermesinde voltaram a entrar em ação no combate a um incêndio florestal no lugar da Ferraria, em Alfena. O alerta foi dado às 18H12, tendo estado no combate às chamas 102 operacionais, com o apoio de 30 meios terrestres e um meio aéreo. Estiveram envolvidos no combate a este incêndio as corporações de Ermesinde, Valongo, Areosa-Rio Tinto, Moreira-Maia, Santo Tirso, Bombeiros Tirsenses, Matosinhos-Leça, S. Mamede Infesta, Valbom, Bombeiros Portuenses, S. Pedro Cova e Afocelca.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].