Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2019

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Festa de Verão foi um sucesso em ano de estreia

    foto
    É caso para dizer que este é um evento que veio para ficar na agenda sociocultural da cidade de Ermesinde, atendendo ao sucesso que atraiu a si. Falamos da primeira edição da Festa de Verão do Centro Social de Ermesinde, que nos dias 28 e 29 de junho deu cor e vida ao Largo da Feira Velha. Este verdadeiro arraial popular - que coincidiu com a celebração do S. Pedro - integrou um vasto e variado programa de animação levado maioritariamente a cabo pela “prata da casa”, isto é, não só pelos utentes, mais novos, da instituição, como também por outros grupos da cidade. Festa que é festa não pode deixar de lado os “comes e bebes”, tendo havido, por isso, diversas tendas de petiscos instaladas no espaço, em que o destaque foi para a sardinha assada, ou não estivéssemos nós então em época de Santos Populares. Decorado a preceito, e muito bonito, diga-se em nota de rodapé, em que a temática dos Santos Populares sobressaiu no cenário erguido, o espaço da festa acolheu ainda um conjunto de 18 barraquinhas onde o artesanato, a doçaria caseira, os produtos hortícolas, os licores caseiros, entre outros produtos fizeram as delícias dos visitantes. Refira-se que a maioria destas quase duas dezenas de barracas foi ocupada pelos artesãos do projeto Feira Venda de Saberes do Centro Social de Ermesinde (CSE). Aliás, um dos objetivos desta iniciativa foi precisamente divulgar as atividades, o trabalho e as ações de desenvolvimento social que são levadas a cabo pelo CSE. Outro dos objetivos da Festa de Verão visou dinamizar o Largo da Feira Velha e ao mesmo tempo reforçar a relação da instituição organizadora com a comunidade e proporcionar aos trabalhadores, utentes, familiares, formandos e amigos do Centro - e à restante comunidade em geral - uma oportunidade de se encontrarem e conviverem neste espaço vital de identificação da instituição como é o Largo da Feira Velha. Objetivos que foram plenamente alcançados pelo CSE.

    O público compareceu em massa a este arraial dos Santos Populares, sobretudo na sexta-feira (dia 28), dia em que “casa” esteve cheia! Muito devido à presença dos familiares dos utentes mais novos do CSE, isto é, dos meninos e meninas do Jardim de Infância e do ATL da instituição, que ao final da tarde subiram ao palco montado no local para abrirem o programa de animação com atuações musicais. A música continuou já depois de um belo jantar - onde a sardinha assada foi rainha, naturalmente, entre outras iguarias, como o caldo verde, entrecosto na brasa, pataniscas, bifanas, ou pão com chouriço - com as atuações do Grupo Cantigas d’ Ouvido da Universidade Sénior de Ermesinde, do Grupo de Bombos da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), do Grupo Move Dance, também da AACE e do Rancho Juvenil da Associação Desportiva e Recreativa da Gandra. A festa prosseguiu com farta animação e boa comida no dia seguinte, dia de S. Pedro, com destaque, ao nível da animação, para as atuações dos grupos Freedance, Filhos da Pauta, Los Manitos (Tugazin) e More Dance.

    No final do evento a organização mostrou-se muito satisfeita pela forma como esta primeira edição decorreu, salientando não só a forte adesão de visitantes, mas igualmente a intenção conseguida em dinamizar o Largo da Antiga Feira com esta iniciativa. O CSE agradeceu ainda a diversas entidades que deram um apoio preponderante para que tudo tivesse corrido da melhor forma, nomeadamente à Câmara Municipal de Valongo, à Junta de Freguesia de Ermesinde, aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, aos Escuteiros de Ermesinde, à esquadra da PSP de Ermesinde, ao Motoclube de Alfena e aos muitos patrocinadores que também deram uma importante ajuda para a realização desta festa. Uma palavra também para os funcionários, colaboradores e voluntários do CSE, que se dedicaram e empenharam de corpo e alma para que esta Festa de Verão tivesse o sucesso que viria a alcançar.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].