Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2019

    SECÇÃO: Destaque


    AUTARCA APELA AO GOVERNO QUE GARANTA UMA STCP «UNA E VERDADEIRAMENTE INTERMUNICIPAL»

    José Manuel Ribeiro solidário com trabalhadores da STCP

    Foto CMV
    Foto CMV
    O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, reuniu no dia 10 de julho com a Comissão de Trabalhadores da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, manifestando mais uma vez total solidariedade para com os representantes dos trabalhadores que expuseram as suas preocupações relacionadas com o futuro da empresa de transportes públicos.

    O autarca desafiou os representantes das estruturas sindicais a subscreverem a carta aberta, na qual apela publicamente ao Governo que garanta uma STCP «una e verdadeiramente intermunicipal».

    Nessa carta aberta o edil valonguense começa por recordar que «depois de uma quase privatização da empresa entre 2011 e 2015, que a forçou a emagrecer 40 por cento face à sua dimensão em 2010, com prejuízos em frequências de horários e linhas, acabou salva em nome do interesse público pelo atual Governo, que entendeu, com a concordância explícita dos seis municípios onde opera, delegar nesses mesmos seis municípios a sua gestão durante sete anos. Decorridos apenas cerca de dois anos da implementação deste modelo, volta a STCP a ser confrontada com a premência de definir para o seu futuro próximo, o que é o interesse público e o bem comum, não de um só município, mas dos vários municípios que integram a área metropolitana e suas populações, à luz da sua importância metropolitana a par com a METRO, verdadeiros operadores internos, públicos da Área Metropolitana do Porto».

    Acrescenta que «neste sentido, é necessário que o Governo, enquanto acionista único da STCP e garante da transparência, do rigor e da coesão territorial, bem como os municípios metropolitanos diretamente envolvidos na vida passada, presente e futura da STCP e a própria Área Metropolitana, clarifiquem e definam o que serve melhor as populações metropolitanas, que necessitam da STCP para a sua mobilidade diária».

    Diz ainda ser «necessário garantir aos cidadãos metropolitanos e aos trabalhadores da empresa que a mesma não vai ser partida em duas, e vai manter-se una, a gerir as mais de 70 linhas nos seis municípios onde opera, com todos os benefícios em qualidade de serviço e de viaturas, designadamente porque mais amigas do ambiente e financiadas pelos fundos comunitários para servir toda a operação atual. É necessário garantir aos cidadãos metropolitanos e aos trabalhadores da empresa que qualquer futura evolução da STCP será sempre num modelo INTERMUNICIPAL, como já funciona na atualidade com o sucesso reconhecido. É necessário garantir aos cidadãos metropolitanos que a STCP poderá no futuro expandir a sua operação nos atuais 6 municípios onde opera há dezenas de anos, e até alargar-se a outros territórios metropolitanos contíguos. É necessário evitar fragilizar a STCP e não a empurrar para um caminho que pode ser suicidário para esta enorme empresa pública, num momento da história coletiva da AMP em que grandes operadores se alinham e se agrupam para o Concurso Público Internacional para a Concessão de Transporte Público Rodoviário.

    Pretende-se contribuir para o seu crescimento sustentável, continuando a garantir o serviço público, inestimável à região, acompanhando a História desta comunidade, porque a STCP faz parte do seu passado e do seu presente, seremos intransigentes em garantir que fará também parte do seu futuro», sustenta José Manuel Ribeiro na sua carta aberta.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].