Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2019

    SECÇÃO: Destaque


    Divulgados projetos vencedores da 6.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo

    Foto CMV
    Foto CMV
    Os vencedores da 6.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) foram conhecidos no passado dia 8 de junho, na Gala Final que este ano se realizou ao ar livre no Parque da Cidade de Valongo, em simultâneo com o encerramento do Festival de Juventude «Sai da Caixa».

    Nesta edição do OPJV passaram à fase de votações 33 projetos. Venceram na categoria escolar os projetos: Laboratório de Aprendizagem (com 897 votos); Sala de Convívio Cool (somou 611 votos); Investigar para Aprender (551 votos); Janelas para o Amanhã (509 votos); Desporto em Cabêda (410 votos); Jardim das Estações (146 votos).

    Os projetos vencedores na categoria extraescolar foram: Encontro De Youtubers (1486 votos); “Abriga(Me)” (306 votos); Lan House em Valongo (296 votos); “Vamos Dar Banho ao Cão” (249 votos); Clube de Código - Cria o Teu Jogo! (162 votos); Hip-Hop Week (155 votos).

    Na categoria Gerações venceram os projetos: Partilha de Histórias (969 votos); Oficinas das Artes (661 votos) e Ontem e Amanhã da Fotografia (500 votos).

    A cada projeto será atribuída uma verba de 10.000 euros, num investimento total de 150.000 euros.

    A divulgação dos 15 vencedores foi intercalada com as atuações de academias e grupos de dança Tigre Branco, MTV4Dance e Noe Dance Studios, destacando-se também a realização de mais uma conferência no âmbito do Projeto “Juventude+Esclarecida”, com o aclamado ator, coreógrafo e cantor, Vítor Fonseca, conhecido como Cifrão. O evento incluiu ainda as inaugurações oficiais do projetos da 5ª edição do OPJV, “Aulas de Socialização para Cães” e “Aulas de Hip Hop”, com as respetivas demonstrações do que tem sido desenvolvido.

    Implementado desde 2014, o OPJV é um projeto do Município de Valongo que visa o envolvimento dos jovens na comunidade, de uma forma mais construtiva e participada. Através da criação de um pensamento dinâmico e crítico sobre o território que agrega as cidades de Valongo, Ermesinde e Alfena e as vilas de Sobrado e Campo, o OPJV permite que os jovens não só apresentem as suas ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem. Podem participar no OPJV jovens dos 6 aos 36 anos de idade que estudem ou residam no concelho de Valongo e que sejam leitores da Biblioteca Municipal. Esta foi a principal novidade introduzida nesta 6ª edição, que teve 3413 votantes.

    «Todos os anos inovamos e aperfeiçoamos o OPJV, uma iniciativa poderosa que dá a oportunidade a milhares de jovens, e seniores nos projetos intergeracionais, de terem uma ideia que pode fazer a diferença na vida das pessoas e da comunidade. Este ano passou a ser obrigatório ser leitor das bibliotecas públicas do concelho para participar no OPJV, pois queremos que toda a comunidade valorize o ato de ler e de saber mais», salientou José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

    Na intervenção de abertura da Gala do OPJV, o autarca destacou também que «temos uma taxa de concretização dos projetos vencedores de todas as edições anteriores do OPJV de 100 por cento, o que além de invulgar gera enorme confiança nos jovens, nas famílias e nas comunidades escolares que todos os anos participam».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].